Festas populares animam concelho de Loulé durante o verão
No concelho de Loulé, são muitos os eventos populares que decorrem, durante o verão, com o objetivo de levar a animação às localidades, juntar amigos e famílias, em especial os emigrantes que aproveitam esta altura para uma visita à terra.
Entre 3 e 6 de agosto, o Jardim das Comunidades, em Almancil, recebe a Festa de Verão das Comunidades. As diferentes culturas que residem na freguesia, como as cabo-verdiana, venezuelana, romena, ucraniana ou argentina, estarão aqui representadas, seja através da música, do folclore, mas sobretudo da gastronomia. Em termos dos espetáculos musicais, o cartaz conta com Remember Me (4 de agosto), Íris (5 de agosto) ou Matias Damásio (6 de agosto). A promoção do associativismo e do espírito comunitário constituem, ano após ano, um objetivo do evento.
De volta ao interior, no dia 5 de agosto, a gastronomia vai estar em destaque em mais uma edição dos Manjares Serranos, na aldeia da Cortelha. Neste evento, todos os visitantes podem degustar pratos tradicionais típicos da Serra do Caldeirão como o Jantarinho de Grão, o Galo Guisado com Batatas ou as famosas Papas de Milho, entre outras iguarias. Também haverá muito artesanato local e animação com o Festival de Folclore do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, música e baile.
Dias 12, 13 e 14 de agosto, a freguesia de S. Sebastião assinala o seu 133.º aniversário. Um dos momentos principais será a atuação, no Largo de S. Francisco, do cantor Nuno Guerreiro, acompanhado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, no dia 13, pelas 21h00. A entrada é livre.
Em pleno coração da serra algarvia, a proposta para os dias 11, 12, 13, 14 e 15 de agosto é o Ameixial Summer Fest 2023. Concertos, um sunset com música ao vivo, uma “pool party” no Espelho de Água da Seiceira ao som de DJ, espetáculos de luzes, gastronomia, artesanato e produtos regionais, insufláveis para as crianças, bailes, jogos tradicionais, comédia, caminhada e BTT noturno são as propostas programáticas para estes quatro dias de festa onde todos os caminhos vão dar ao Ameixial. Destaque para os cabeças de cartaz, UHF, que sobem ao palco no dia 12.
Os filhos da terra reúnem-se em Querença para celebrar mais uma Festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, no feriado de 15 de agosto. Além da componente religiosa, com a eucaristia e a procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas artérias da aldeia, acompanhada pela Banda Filarmónica ‘Artistas de Minerva’, haverá ainda leilão de ofertas, um espaço com tasquinhas com petiscos tradicionais e um baile com Mário Neves. Durante o evento, haverá interação com o público por parte de duas figuras bem conhecidas da serra algarvia, Ti Gregoire e Ti Marquinhas.
Já em setembro, nos dias 2 e 3, em pleno barrocal, realiza-se a Feira da Tôr. São muitas as atividades que ao longo destes dias irão acontecer. Iniciativas para crianças, desporto, artesanato, gastronomia e sobretudo muita música trazem animação, a partir das 17h00. Os Quinta do Bill, no dia 2, às 23h30, serão um dos protagonistas de um evento que tem entrada livre.