Festival da Sardinha decorre até domingo em Portimão
A 28ª edição do Festival da Sardinha, que decorre até domingo, 4 de agosto, arrancou no passado dia 30 de julho, com a tradicional recriação da descarga da sardinha.
A inauguração foi presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. O governante, além de realçar os méritos do evento, disse que “há uma grande diversidade de mercados turísticos que procuram o Algarve e a política pública tem a obrigação de saber estar ao lado dos empresários, dos autarcas e daqueles que fazem, no fundo, acontecer as coisas todos os dias, criando dinâmicas e instrumentos que permitam desenvolver bem e promover esta região”.
Por seu turno, Álvaro Bila, presidente da câmara, realçou a existência de mais ‘stands’ e as novidades deste ano, frisando que o objetivo é que “todos visitantes, sejam os turistas ou os portimonenses, participem e usufruam de um festival cada vez mais atrativo e para toda a família.”
O certame tem como principais novidades o aumento da Área Lounge e a realização de showcookings, com a participação de renomados chefs que têm a sardinha como ingrediente principal.
O primeiro showcooking teve lugar no 31 de julho, com a participação de Nuno Martins (chef executivo e cogerente do Restaurante NUMA – recomendação Guia Michelin 2024), seguindo-se no dia 2 José Moura (chef executivo do Tivoli Lagos Algarve Resort e formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão) e a 3 de agosto José Lopes (chef executivo do Restaurante Bon Bon, com uma Estrela Guia Michelin).
Os showcookings, promovidos pela Confraria dos Gastrónomos da Sardinha, têm lugar das 19h00 às 20h00 junto à Área Lounge, sendo possível aos visitantes degustar as receitas confecionadas pelos chefs.
Quanto à Área Lounge, a autarquia garante que “mantém as características de espaço acolhedor e relaxante e funciona igualmente como ponto de informação, possibilitando aos visitantes utilizarem uma plataforma giratória de 360 graus, cujo vídeo booth gerado pode ser partilhado nas suas redes sociais”.
O ‘stand’ do Município de Portimão também proporciona passatempos, como a roleta da sorte, na qual os visitantes poderão ganhar prémios, desde que comprovem acompanhar o Instagram/Facebook da autarquia.
Outra dinâmica de passatempo é carimbar um postal com três experiências ao dispor dos participantes, que deverão expressar três desejos para a cidade daqui a cem anos.
Os postais estão disponíveis nos ‘stands’ da câmara e da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, nos restaurantes das coletividades locais a funcionar no recinto, nos seis restaurantes aderentes ao festival localizados ao longo da zona ribeirinha e na World Press Photo patente na antiga Lota de Portimão.
Os concorrentes ganham uma lata de sardinhas evocativa do centenário da cidade, optando ainda por um caipimão (o cocktail de Portimão criado pelo Dom Cristina), ou pelo gelado Centenário (criado especificamente para a efeméride deste ano pela empresa No Solo Italia Gelato).
Quanto à programação do Palco Principal, os Anjos atuam esta quinta-feira (1 de agosto); amanhã será a vez de Richie Campbell; Marisa Liz sobe ao palco no dia 3 de agosto; e os Delfins fecham o festival, no dia 4.
Este evento gastronómico funciona das 18h00 às 00h00, tem entrada livre e é organizado pelo Município de Portimão.