Francisco Martins oficializa recandidatura à Câmara de Lagoa
“Em equipa que ganha não se mexe”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Concelhia socialista, referindo-se aos candidatos apresentados aos diferentes órgãos autárquicos.
Rui Pires Santos
Francisco Martins anunciou ontem, 30 de janeiro, em conferência de imprensa realizada no Lagoa Hotel, a sua recandidatura à Câmara Municipal Lagoa. Dos socialistas recandidatam-se ainda Águas da Cruz à Assembleia Municipal, Joaquim João à União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Joaquim Varela à União das Freguesias de Estômbar e Parchal, Luís Bentes à Junta de Porches, enquanto Luís Veríssimo regressa à política como candidato à Junta de Ferragudo, por limitação de mandatos de Luís Alberto.
“Em equipa que ganha não se mexe e depois de termos ganho tudo o que havia para ganhar nas autárquicas de 2013 e com o bom trabalho desenvolvido nestes três, quase quatro anos, só podíamos voltar a apostar nesta equipa, a que acrescentamos Luís Veríssimo, um político experiente que já deu muito a Ferragudo”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Concelhia.
Já em relação ao elenco da autarquia, ainda não foram revelados os nomes que acompanham Francisco Martins. “Esta é uma posição pessoal, não sou de tabus e decidi anunciar já que sou candidato. Quanto aos nomes que me vão acompanhar até final de abril serão conhecidos”, afirmou o autarca.
Momento de concretização
Durante o anúncio da sua recandidatura, Francisco Martins referiu que o próximo mandato é de concretização. “Quando cheguei à Câmara não havia um único projeto, uma ideia e encontrei uma equipa desmotivada. Esse foi o trabalho dos dois primeiros anos, pensar, planificar e fazer os projetos. Por isso, só agora as obras estão a avançar, mas mesmo assim já fizemos muito trabalho invisível e que estava por fazer e há muito era descurado, nomeadamente nas questões de abastecimento e perdas de água. Tive muita pressão para fazer obra mais cedo, mas resisti, pois seriam obras pouco pensadas e que depois teriam de ser alteradas”, explicou.
“Neste momento, há um rumo, há projetos a concretizar-se e outros a iniciarem-se num plano geral que foi pensado e planificado para todo o concelho”, salientou Francisco Martins.
Sublinhando “o conjunto de obras que neste momento decorrem pelo concelho, não só no âmbito do abastecimento de água, do saneamento e da recolha de resíduos, como obras novas – Rua do Mercado em Lagoa – Rua 25 de Abril, Vasco da Gama e Teixeira Gomes em Ferragudo, conclusão do cemitério do Parchal e requalificação da Rua Infante de Sagres no Parchal”, referiu que teve sempre presente “a estabilidade financeira como resposta a quem nos acusava de despesistas no início do mandato”.
“Mesmo aumentando os apoios sociais, às famílias em dificuldades e a todas as associações do concelho, o apoio às associações desportivas e culturais, merecemos na apreciação por parte da Ordem dos Contabilistas Certificados, entidade de referência independente, conforme publicado no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015, a distinção de município com a melhor eficiência na gestão financeira. Esta será a política que queremos continuar para o próximo mandato, assim queiram os lagoenses, e para isso, eu estou disponível e motivado”, salientou o autarca.
Os candidatos socialistas a Lagoa
Francisco Martins
Câmara Municipal
Águas da Cruz
Assembleia Municipal
Joaquim João
União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro
Joaquim Varela
União das Freguesias Estômbar e Parchal
Luís Veríssimo
Junta de Freguesia de Ferragudo
Luís Bentes
Junta de Freguesia de Porches