Gala de Abertura no Teatro das Figuras marca o arranque do FolkFaro

‘Culturas em Festa, Povos em Harmonia’ é o mote para uma intensa semana de música, dança e tradições no maior festival de folclore do Sul de Portugal. A cidade de Faro é o centro deste festival, mas muitas outras localidades algarvias irão conhecer diferentes coloridos e ritmos trazidos pelos grupos dos quatro cantos do mundo, que participarão no festival de 17 a 23 de agosto.


O FolkFaro é uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que se realiza desde 2003 e que conta com o apoio principal do município de Faro. Nesta 21ª edição do evento, as músicas, danças, cantares e trajes de povos de diferentes continentes irão brilhar, mais uma vez, nas dezenas de espetáculos e outras atividades que compõem a programação do FolkFaro 2025.

O Teatro das Figuras comemora este ano o seu 20º aniversário e recebe, mais uma vez, a grande Gala de Abertura do FolkFaro, como o faz desde 2005! Será na noite de domingo, 17 de agosto, às 21.30h, marcando assim o início do festival, um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural da capital algarvia.

A Gala contará com a participação do grupo anfitrião, e de seis grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Teatro, na BOL – Bilheteira online, ou ainda nas lojas FNAC e Worten.

Mais de uma centena de grupos de todo o mundo se propõem, todos os anos, a participar no FolkFaro. A seleção é efetuada pela organização com base em critérios de qualidade e diversidade. Estão, assim, confirmadas as presenças de vários países, como  Brasil (Grupo de Cultura Os Cariris (Taperoá), Chile (Walmapu Compañia Folklórica de Chile,  Espanha (Grupo de Danzas Ciudad de Dos Hermanas – Sevilla, Goórgia (Georgian State Company Gurjaani – Kakheti) ou  Guatemala (Compañia de Danza Raxela – Cidade de Guatemala), entre outros.

Os espetáculos diários, em Faro, realizam-se no Palco do Passeio da Doca, nas noites de 18 a 23 de agosto, às 22 horas.

De segunda a sexta, atuarão sucessivamente os diversos grupos. Em cada uma dessas noites atuarão dois ou três grupos de países diferentes, dando-lhes assim a oportunidade de mostrar o seu espetáculo mais completo, culminando com o grande espetáculo de Encerramento, no sábado (23/8), com os sete grupos internacionais participantes, aos quais se junta o anfitrião – o Grupo Folclórico de Faro.  

O FolkFaro leva o folclore internacional aos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António num total de 12 localidades.

Diversos grupos do FolkFaro participarão nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais e são renovadas as parcerias com o FestiFolk España, integrando circuitos ibéricos de grupos internacionais, e com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva), com a transição de grupos entre os dois festivais.

As Animações de Rua, assim como os desfiles dos grupos na baixa de Faro e as animações no Moto Clube de Faro irão trazer um ambiente de alegria e festa à cidade. 

You may also like...

Deixe um comentário