GNR de Albufeira detém nove indivíduos por sete assaltos
Sete homens e duas mulheres, dos 16 aos 38 anos, indiciados pela prática de crimes de furto, foram detidos, no concelho de Albufeira, por militares do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), entre a tarde do passado domingo e a madrugada, de ontem, 14 de janeiro.
Um comunicado do Comando Territorial de Faro daquela força de segurança, refere que “no decorrer de uma ação de patrulhamento à zona de Olhos de Água, os militares daquele Posto Territorial foram alertados para a ocorrência de um furto a um estabelecimento comercial localizado na Praia Maria Luisa, deslocando-se de imediato para o local.” Os autores do ilícito, acrescenta, “três homens com idades entre os 17 e os 19 anos, haviam sido surpreendidos pelo proprietário no interior do estabelecimento, vindo a ser intercetados a escassos metros do local quando tentavam a fuga”. Durante a ação da GNR, foram “recuperados os objetos furtados.”
Já na quarta-feira, dia 13 de janeiro, de manhã, perante a indicação de dois furtos na cidade de Albufeira, os militares conseguiram proceder à rápida identificação de dois indivíduos. “Numa primeira situação, após o furto a uma habitação foi possível localizar um dos suspeitos, cidadão de 19 anos residente em Paderne, referenciado por crimes contra o património, verificando-se que o mesmo tinha na sua posse um relógio que se comprovou ter sido subtraído” na moradia assaltada, revela o comunicado da GNR.
Por outro lado, adianta que também nessa manhã, “o furto de metais não preciosos (caixilharias) de um condomínio que se encontra votado ao abandonado na zona da Galé, levou à identificação de um cidadão português de 38 anos, o qual já havia desmontado várias caixilharias das habitações, preparando-se para transportar as mesmas”.
Para além da caixilharia, foram ainda recuperadas ferramentas e tabaco furtado, estando o individuo indiciado pela prática de outros furtos consumados recentemente em Albufeira.
Estabelecimentos comerciais assaltados na zona da Branqueira e em Algoz
Já na madrugada de 14 de janeiro, “após notícia da ocorrência de um furto a um estabelecimento comercial (mini-mercado) na cidade de Albufeira, na posse das características dos autores do ilícito e em especial do veículo em que circulavam”, a ação das patrulhas do Subdestacamento Territorial, presentes naquela zona, que de imediato controlaram possíveis itinerários de fuga, “permitiu localizar e intercetar os suspeitos quando os mesmos já circulavam em direção à Estrada Nacional 125, numa das principais vias de acesso a Albufeira”, informa a GNR.
Na sequência da abordagem efetuada pelos militares, e após busca ao veículo e revista aos indivíduos, “foi possível recuperar os objetos subtraídos no referido furto”. Perante os objetos presentes na viatura, a GNR logrou ainda apurar que “os quatro detidos, residentes em Albufeira e com idades entre os 16 e os 20 anos, haviam também furtado naquela noite outros dois estabelecimentos comerciais, respetivamente na zona da Branqueira e em Algoz.”
Os detidos foram presentes ao Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público de Albufeira.