GNR identifica em Loulé situações de ‘cash trapping’
A GNR detetou durante este fim-de-semana em caixas ATM localizadas no concelho de Loulé diversas situações de ‘cash trapping’, ou seja, a obstrução da saída das notas aquando do levantamento de numerário, através da colocação/encaixe na máquina de chapa metálica ou pedaço de plástico coberto por substância pegajosa, geralmente cola ou produto semelhante.
O “elemento estranho” colocado de forma ilícita no equipamento tem a função de impedir a saída das notas para o exterior, levando os utilizadores a julgar que a máquina não está a funcionar e que não disponibilizou o dinheiro.
Perante essa hipótese, por regra os mesmos ausentam-se do local e os suspeitos, que se encontram nas proximidades a vigiar a máquina, efetuam a recolha do dinheiro.
Em conformidade com este problema, a GNR dirige alguns conselhos aos utilizadores:
- Verifique se o ATM se encontra em perfeitas condições e não apresenta quaisquer indícios de ter sido vandalizado, alterado ou modificado;
- Certifique-se se a ranhura de inserção do cartão está em bom estado, assim como o local de saída das notas;
- Em caso de anomalia de funcionamento da máquina, não aceite ajuda de terceiros e informe as autoridades, aguardando no local (caso seja seguro) a presença das mesmas.