GNR recupera em Fonte Louzeiros colmeias furtadas
A GNR de Silves recuperou na sexta-feira passada diversas colmeias furtadas, na sequência de busca domiciliária a uma residência localizada em Fonte Louzeiros, no âmbito da denúncia feita por um apicultor lesado.
O apicultor, residente em Silves, havia denunciado o furto de uma considerável quantidade de colmeias instaladas na freguesia de Algoz, tendo a GNR apreendido, no decorrer das buscas realizadas a um armazém contíguo à residência e a um outro anexo existente na propriedade do suspeito, 171 meias alças, cinco caixas, seis ninhos, dez ninhos lusitanos, dois núcleos, uma colmeia lusitana, 28 tampas, uma centena de quadros, um bidon com 320 kg de mel, um alambique, uma centrifugadora, uma caldeira para derreter cera e um bidon com cera, um martelo elétrico, duas máquinas de pressão e três motosserras, entre outro material.
O suspeito, um português de 24 anos, já se encontrava indiciado pela prática de ilícitos criminais, nomeadamente furtos, atividade criminosa que se estendia aos concelhos de Albufeira e Loulé.
Até ao presente, cinco vítimas de furto de colmeias já reconheceram bens apreendidos como sendo sua propriedade, desenvolvendo a GNR diligências para chegar aos proprietários de outros objetos furtados, nomeadamente do material apreendido não relacionado com a atividade apícola.
No âmbito desta questão, é de referir que o Comando Territorial de Faro da GNR tem intensificado as ações de patrulhamento no intuito de prevenir a ocorrência de crimes de furto de colmeias.