Hélder Martins toma posse para segundo mandato à frente da AHETA
Hélder Martins tomou posse, no dia 20 de novembro, para cumprir um segundo mandato na presidência da direção da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
“Foram três anos muito intensos. Trabalhámos com muito rigor, com muita alegria e com muita satisfação, em prol dos nossos associados e, no fundo, do turismo do Algarve”, referiu Hélder Martins, na cerimónia que teve lugar no Hotel Alísios, em Albufeira,
Além da parceria com outras associações, Hélder Martins realçou igualmente a importância da colaboração estreita entre a AHETA e a AMAL, esperando que, neste mandato, “possamos desenvolver com os presidentes de câmara do Algarve um conjunto de trabalhos fundamentais”.
Entre outros objetivos da AHETA, destaque para a “aposta na formação dos profissionais do setor, para melhorar a nossa oferta”, estando, para tal, a preparar projetos nesse âmbito.
Ainda em matéria de recursos humanos, o responsável associativo apelou à necessidade de se criar ferramentas que permitam aos empresários proporcionar alojamento aos funcionários que vêm de fora.
Outra questão que Hélder Martins considera premente está relacionada com as requalificações de alguns hotéis com 40 ou 50 anos situados em locais estratégicos, cuja concretização “requer financiamentos do Turismo de Portugal, que esperamos que venham a ser viabilizados”.
O dirigente associativo espera também conseguir, “em conjunto com os meus colegas das outras associações”, a “uniformização da taxa turística”, para deixar de haver critérios diferentes de aplicabilidade entre os municípios.
Hélder Martins aproveitou o discurso da tomada de posse para anunciar que está a ser organizado, com o KIPT da Universidade do Algarve, “um grande evento de celebração dos 30 anos da AHETA”, que acontecerá a 29 de maio de 2025, no Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados.
A tomada de posse contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que defendeu que “as associações têm um papel insubstituível que é o de olhar para o interesse das empresas e dos empresários de um mesmo território”.
Esta cerimónia ficou marcada por um minuto de silêncio em homenagem a Elidérico Viegas, recentemente falecido, o qual presidiu a AHETA desde a sua fundação, em 1995, e até 2022.
A AHETA tem atualmente mais de três centenas de associados das mais diversas áreas ligadas à atividade turística na região.