Helena Tapadinhas vence prémio literário Santos Stockler com ‘Barro cru’
Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa entregou na sexta-feira, 17 de julho, o prémio a Helena Tapadinhas, vencedora da terceira edição do concurso Santos Stockler.
‘Barro cru’ é o título do romance com que a escritora venceu o prémio literário instituído pela Câmara Municipal de Lagoa em 2016, com o objetivo de promover a língua portuguesa, incentivar a criação literária, o gosto pela escrita e pela leitura.
A publicação da obra premiada e um cheque no valor de dez mil euros são as duas consequências diretas da distinção de um júri que reúne várias personalidades com responsabilidades no mundo da cultura.
A sessão pública de entrega deste terceiro prémio contou com a participação de Adriana Nogueira, diretora regional da Cultura e presidente do júri desta edição Santos Stockler.
A abertura oficial da edição relativa ao biénio 2020/21 foi ainda anunciada por Luís Encarnação nos claustros do Centro Cultural de Lagoa Convento de São José, nesse fim de tarde, tendo sido cumpridas as recomendações das autoridades de saúde. No mesmo espaço atuaram o Duo Rimba, formado por Vasco Ramalho (marimba) e João Paias (marimba e bateria).
O autarca frisou que a sessão de entrega deste prémio «marca o momento do regresso à vida cultural no concelho de Lagoa». Acrescentou também que nesta linha de «resgate da vida» segue-se o programa ‘A cultura saí à rua’ que arranca esta terça-feira, 21 de julho, e se prolonga até 5 de setembro 2020.
Os concorrentes à nova edição do Prémio Santos Stockler têm até 15 de dezembro de 2021, para apresentar os textos a concurso que devem ser inéditos, desta vez em formato de novela, e que devem tratar o tema da ‘cidade sustentável’.
O regulamento da quarta edição do prémio literário de Lagoa foi distribuído aos participantes nesta sessão, sendo que estará também disponível no site da Câmara Municipal de Lagoa e no da Biblioteca Municipal, entidade a quem cabe a gestão desta iniciativa.