Humorfest traz o melhor da comédia a Lagoa
Março é o mês do teatro. Em Lagoa, março está reservado para a melhor comédia. A 19ª edição do Humorfest começa a 16 e termina a 30 de março de 2019. No Auditório Carlos do Carmo.
A 27 de março o mundo comemora o dia do teatro. Em Lagoa, durante a segunda quinzena do mês, elege-se o teatro que faz rir como um convite especial aos públicos: venham ver o espetáculo! O Município renova em cada ano o desafio, os públicos respondem, e a sala grande fica com a lotação esgotada.
O humorfest entra na 19ª edição. Os grandes nomes da comédia portuguesa passaram e continuam a passar por aqui. Em 2019, o programa começa com ‘os Vizinhos de cima’. A vida conjugal de dois casais, que vivem próximo, é revelada por Ana Brito e Cunha, Fernanda Serrano, Pedro Lima e Rui Melo. Pelas 21h30 do dia 16 de março. À medida que a noite avança os vizinhos vão revelando algumas loucuras sexuais que levam os outros a repensar a sua relação marcada pela monotonia. Quem for asssistir fica a saber tudo.
‘Ladies’ Day’ é uma performance para 3 dias seguidos: 21, 22 e 23 de março, sempre às 19h45. Esta proposta sobe ao palco do Auditório Carlos do Carmo, em sintonia com a Cidade Inclusiva que Lagoa defende como causa do ano em 2019. É representada pelo grupo de teatro ‘Os Algarvios’ que reúne estrangeiros residentes na região. ‘Os Algarvios’ ou ‘The Algarveans’ assumem que fazer parte da comunidade local é um objetivo, e a inclusão é a principal razão para a sua constituição como grupo. As produções anteriores dos ‘Algarveans’ incluíram americanos, britânicos, canadenses, alemães e portugueses. E dizem que o seu “Dia das Mulheres” é candidato a vencedor do Humorfest 2019.
A 29 de Março, pelas 21h30, é a vez do improviso, uma das várias categorias que definem o humorfest. Marta Fernandes e Ruben Silva, estão ‘enfim sós’. São Zeca e Fernanda e preparam-se para passar o seu primeiro Dia dos Namorados juntos. A noite promete ser cheia de surpresas. Tudo seria perfeito se… um pequeno acidente doméstico não fizesse com que os dois fossem obrigados a passar a noite trancados na casa de banho. Obrigados a lidar com a presença um do outro. Para quem sonhava com uma noite inesquecível, Zeca e Fernanda não podem reclamar. Mesmo que o ‘inesquecível’ não tenha sido exatamente como eles imaginaram.
No dia seguinte, 30 de março, pelas 21h30, sempre no mesmo palco, ‘António Raminhos é… o António Raminhos…’
Ele começou a fazer stand-up em 2006, a uma sexta feira santa. E desde aí não parou. Este ano volta a Lagoa, ainda antes da Páscoa, porque o público do Humor-fest’18, que todos os anos elege o melhor comediante do ano, o escolheu.
Para António Raminhos, ‘o humor e a comédia são o melhor e o maior mecanismo de defesa que nós temos’. E diz que faz humor para ‘dar a outra perspetiva das coisas’. Cara bem conhecida de vários programas da televisão, António Raminhos é atualmente um dos humoristas mais acarinhados pelo público português. Encerra o humor fest’19 com um espetáculo de cerca de 70 minutos, em que “o humor funciona para expressar aquilo que não conseguiria ser dito de outra forma”.
O teatro surgiu a partir de manifestações a Dioniso, deus do vinho, da vegetação, do êxtase e das metamorfoses, na antiga Grécia. Pouco a pouco, os rituais dionisíacos foram-se modificando e transformando em tragédias e comédias, até que chegamos ao humorfest em Lagoa.
Os bilhetes para todos os espetáculos do humorfest’19 custam 10 euros e já estão disponíveis on line em https://bit.ly/2TsPu87 ou aos balcões do Município de Lagoa.