Instrumentos e suportes de escrita são tema de ‘workshop’ em Loulé
No próximo sábado, 9 de junho, realiza-se no Arquivo Municipal de Loulé um ‘workshop’ sobre o estudo e a manufatura de instrumentos e suportes de escrita, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos.
O evento arranca logo de manhã, pelas 9h30, com a sessão de abertura, seguindo-se uma introdução às condições materiais da escrita ao longo dos tempos. Será feita uma abordagem aos produtos para escrever, com uma análise particular das tintas ferro-gálicas (composição, receitas, tinteiros, conservação).
Ainda durante a manhã haverá uma demonstração ao vivo do talhe de cálamos e de penas.
Já na parte da tarde, vão estar em destaque os suportes de escrita, nomeadamente pergaminho (peles, preparação, variedades, conservação, preços), tabuinhas de cera, as madeiras, as ceras e os estiletes.
Para encerrar este ‘workshop’ terá lugar a preparação, ao vivo, de dípticos e de trípticos, numa organização da Câmara Municipal de Loulé, com coordenação científica de Maria José Azevedo Santos, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição através do email arquivo.municipal@cm-loule.pt, sendo as inscrições limitadas ao número de vagas disponível, num total de30.