Jorge Martins (Organic Spa): “A saúde e a beleza devem vir do interior para o exterior”

Entre a linha do Atlântico, de um lado, e a paisagem ribeirinha que se estende até à Serra do Espinhaço de Cão, do outro, existe um aprazível espaço dirigido aos que desejam obter um estilo de vida mais saudável.

Texto: Fernando M. Vieira / Foto: Kátia Viola

Na Organic SPA Marina de Portimão a proposta é simples, conforme revela o empresário Jorge Martins: “As portas abriram pela primeira vez há um ano, preconizando o conceito da saúde e da beleza que vem do interior para o exterior, em que tudo começa pela base e pela prevenção. A fórmula passa pela alimentação saudável e por diversos tipos de tratamentos à base de produtos orgânicos.”

“Visto que uma das áreas de maior solicitação na minha atividade profissional era a cirurgia plástica, criei um grupo de trabalho com especialistas de várias regiões do país, os quais não podiam ficar cá durante muitos dias. Para poder dar seguimento a essas intervenções, fiz formação sobre técnicas de rejuvenescimento, integrando uma equipa que já dura há 12 anos. Isto fez com que tenha um grande ‘background’ em todas as áreas da medicina estética e da cirurgia plástica”, conta o doutorado em Enfermagem à Algarve Vivo, antes de explicar as origens do empreendimento: “Chegou uma altura em que, apesar de a carreira hospitalar ser muito interessante, pretendi desenvolver um projeto inovador.”

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

“Conciliei vários fatores e apercebi-me que poderia lançar um negócio próprio, cujos primeiros passos foram dados em 2014. Quero na Organic SPA complementar os serviços técnicos e clínicos ministrados pelos nossos parceiros, como o Hospital Particular do Algarve, a Inove, a Medissential ou a Clipsa, até porque não existe na região nenhuma estrutura com estas características”, sublinha Jorge Martins.

Na atualidade, conta com uma equipa de dez colaboradores, entre profissionais de medicina estética, consulta da menopausa, cirurgia plástica, etc. “Uma vez que tudo isto passa por bons hábitos alimentares, também apostei na ementa saudável, através de um menu com refeições biológicas, além de tratamentos faciais e corporais baseados em produtos cem por cento naturais, suplementação e, em breve, também as chamadas terapias holísticas. Estas integram-se muito bem no alinhamento entre corpo e mente, de que são exemplos o reiki, a meditação e o yoga”, observa o empresário.

“NÃO SOMOS O PHOTOSHOP”

“Não surgimos no mercado como um centro de estética sem qualquer histórico – decidimos abrir este espaço em função da procura que verificámos existir, de que é exemplo a drenagem linfática, cujas clientes enviava para diversos locais”, indica Jorge Martins. “Além disso, os tratamentos não são invasivos e temos alta cosmética totalmente livre de produtos químicos, das massagens relaxantes ao bronzeado, passando pelas máscaras adelgaçantes ou pelas massagens terapêuticas”, enuncia.

Do seu ponto de vista, não basta procurar os tratamentos nas vésperas de uma festa ou pouco antes de começar a época balnear – o ideal será o cumprimento de um plano alimentar e de exercícios físicos, sem esquecer a ingestão de muita água. “Nós não somos uma espécie de ‘Photoshop’ milagroso em que se toca com uma varinha mágica aqui e ali e a pessoa melhora… O segredo está na prevenção”, adverte.

E explica: “Se a pessoa for ‘retocada’ do interior para o exterior, ninguém se aperceberá, porque ela está a reparar as suas células. São incontáveis as lavagens ao cérebro, no bom sentido, em que tentamos explicar aos nossos clientes que, caso não corrijam maus hábitos, nada mudará. É que ainda não foi inventado o ‘chip’ subcutâneo que absorve a gordura excessiva…”

FORNECEDORES LOCAIS

Quanto à vertente da restauração, o menu prescinde de glúten, ovos ou lactose. “Apesar de os produtos que gastamos serem mais caros que os ditos ‘normais’, estamos a estabelecer acordos com fornecedores locais no sentido de os embaratecer”, destaca o empresário.

Em termos de futuro próximo, Jorge Martins confidencia à Algarve Vivo: “Estamos a pensar abrir três gabinetes de atendimento clínico genérico. Veremos como o negócio avança, pois gosto muito de jogar pelo seguro, tanto mais que sou sozinho a investir e não tenho qualquer sócio.”

 

QUEM É JORGE MARTINS

Nascido no Porto há 37 anos, Jorge Martins veio muito novo para a região algarvia. Licenciado em Enfermagem pela Universidade do Algarve e com um doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Sevilha, ingressou há 14 anos na unidade de Alvor do Hospital Particular do Algarve, onde foi chefe do Bloco Operatório e diretor de Enfermagem.

You may also like...

Deixe um comentário