Junta de Freguesia de Portimão entrega 600 cabazes
A Junta de Freguesia de Portimão entregará 600 cabazes de Natal, na próxima semana, à população mais carenciada da cidade, que se inscreveu, na sede daquele órgão, durante o mês de novembro. Maria da Luz Santana, presidente daquela autarquia, revelou ao Portimão Jornal que uma das novidades será um lanche de Natal e a criação de um cabaz com produtos para quem tem uma alimentação vegetariana.
“Normalmente, entregávamos os cabazes de Natal durante o almoço solidário, mas com a pandemia, deixámos de realizá-lo. Assim, os utentes inscrevem-se e levam uma ficha com a indicação do dia em que podem dirigir-se à Junta para levantá-lo”, explica.
As seis centenas de cabazes serão agora entregues, nos próximos dias. E, segundo a autarca, há cada vez mais “pobreza envergonhada”. Esta é uma medida que pretende ajudar as famílias com baixos recursos económicos a ter, as refeições de Natal, mais compostas.
E se há alguns anos eram entregues cerca de 400 cabazes, hoje atribui 600. “É pago pela Junta e não são pré-feitos. Compramos nós os produtos, os sacos e distribuímos os alimentos. Acompanho os funcionários. Acabamos por conseguir dar o dobro dos bens com esta decisão. E leva azeite, óleo, farinha, açúcar, massa, arroz, bacalhau, uma lata de quilo de atum, conserva de sardinha, bolachas, feijão, grão… E, este ano, demos a opção a quem é vegetariano de receber um cabaz adequado à sua escolha alimentar”, garantiu Maria da Luz Santana. Serão substituídos alguns produtos, por tofu ou granola, descreveu. “Esta foi uma ideia do engenheiro Ricardo Cândido, eleito pelo PAN, que eu aceitei”, afirmou ainda.
Por sua vez, o típico almoço solidário, promovido pela Junta de Freguesia, foi substituído por um lanche, que decorrerá, a 19 de dezembro, no Portimão Arena, entre as 15h00 e as 19h00, com música, danças de salão, ao qual se segue o lanche.
“É para os fregueses, mas têm de se inscrever, pois temos uma capacidade limitada de 300 pessoas. É uma novidade deste executivo”, concluiu.