Katia Guerreiro vai partilhar o palco com a Orquestra Clássica do Sul no primeiro dia do Festival F
O Festival F, que se inicia amanhã, 30 de agosto, e se prolonga até 1 de setembro, sábado, é o último palco no qual a Orquestra Clássica do Sul (OCS) vai apresentar-se, na atual temporada. No primeiro dia do certame, o concerto da OCS conta com uma convidada especial – Katia Guerreiro. O Fado abre, assim, a programação de três dias de concertos.
A voz e presença de Katia Guerreiro não vão passar despercebidas ao público que visitar o Palco Sé do Festival F, no dia 30 de agosto, quinta-feira. Acompanhada pelos seus músicos e pela Orquestra Clássica do Sul, a reconhecida fadista portuguesa vai deslumbrar num espetáculo único, em que Fado e música clássica andam de mãos dadas numa simbiose perfeita.
No concerto serão apresentadas algumas músicas do último álbum da fadista, como “Quero cantar para a Lua”, “9 Amores” e “Até ao Fim”, para além de uma seleção de obras de conceituados compositores. A direção orquestral fica a cargo do Maestro Rui Pinheiro.
Mas a participação da Orquestra Clássica do Sul no Festival F não fica por aqui. No dia 31 de agosto, sexta-feira, dois agrupamentos de músicos vão apresentar o concerto de música de câmara “Sons do Novo Mundo”, na Sé Catedral, pelas 19h30. Será um momento mais intimista, como é habitual neste género de espetáculo.
No último dia do festival, a 1 de setembro, a orquestra volta a apresentar-se na sua formação completa para “Sonhos de Verão”, com direção do Maestro José Eduardo Gomes. A partir das 19h30, no interior da Sé Catedral de Faro, poderão ser escutadas obras de G. Bizet, E. Grieg e F. Mendelssohn, entre outras.
A Orquestra Clássica do Sul encerra assim a atual temporada, regressando em outubro com uma nova programação e iniciativas e dando continuidade ao seu trabalho de divulgação da música clássica no sul do país.