‘Kinostrum’ estreia ciclo ‘Cinema Vadio’ em Portimão
A ‘Kinostrum’, Associação Cultural Fílmica criada em 2021 e com sede em Portimão, organiza o primeiro ciclo ‘Cinema Vadio’, com estreia na localidade de Chão das Donas. A próxima sessão será, assim, no dia 8 de novembro, às 10h15, e é direcionada para o público pré-escolar.
Este é um projeto que “pretende levar o cinema a localidades que não têm exibição regular, ou não a têm de todo, como é o caso do Chão das Donas”, explica a associação. Nesta primeira fase da iniciativa, o projeto tem como parceiros a Junta de Freguesia de Portimão, o Agrupamento de Escolas Júdice Fialho e o Clube Recreativo de Chão das Donas, local onde terão lugar estas sessões. Por sua vez, a parceria com o Agrupamento Escolar permitirá aos alunos do Jardim de Infância e da Escola Básica de Chão das Donas o visionamento de cinema infantil, até dezembro.
Num total de 12 sessões, o ciclo que já se iniciou no dia 25 de outubro, permitirá a projeção de filmes para as crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico, durante a manhã e tarde, a que acrescem sessões, às 21h30, para maiores de 12 anos.
A próxima, para o público escolar, será esta sexta-feira, dia 8, às 10h15, seguindo-se, os dias 22 de novembro, às 11h15, 6 de dezembro, às 11h15 e às 14h15, e 16 de dezembro, às 15h00. Já as projeções para adultos serão sempre entre as 21h30 e as 23h00, sendo gratuitas até à lotação do espaço. Terão lugar nos dias 8 e 22 de novembro, 6 e 16 de dezembro.
Para a distribuição e exibição foram estabelecidas parcerias com o CineClube de Avanca, o Cinema DG e a Federação Internacional de CineClubes, sendo este um projeto financiado pela Unidade de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve.