Lagoa atrai equipas desportivas para estágios
A seleção nacional de futebol do Congo é uma das equipas que escolheu Lagoa para um estágio este mês.
Este é um dos exemplos da retoma do turismo ativo e desportivo no concelho de Lagoa, que, em 2019, chegou a ter 27512 dormidas associadas a este segmento e um contributo direto na economia de mais de 1,8 milhões de euros.
A pandemia da covid-19 colocou entraves a este crescimento, pois devido a todas as contingências as viagens ficaram suspensas e muitos dos estágios foram adiados ou cancelados.
Volvidos sete meses, o concelho começa a receber de novo as equipas para os estágios. “Temos a seleção nacional de futebol, a equipa A, do Congo a estagiar no concelho, com um jogo previsto para o Estádio da Belavista e, temos também a perspetiva de realizar um jogo oficial de futebol da seleção nacional portuguesa de sub-21”, conta Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
O jogo em questão está inserido na competição oficial de sub–21, é promovido pela Federação Portuguesa de Futebol. Conta para o apuramento dos portugueses para o Campeonato da Europa. No concelho, nessa fase de jogos, a decorrer este mês e no próximo, ficarão hospedadas três seleções, sendo que uma das partidas será em Lagoa. “Ficam cá as seleções da Holanda, do Chipre e da Bielorrússia”, revela o autarca.
Esta é uma área onde a autarquia tem vindo a investir para promover o concelho como um destino ideal para os praticantes de desporto e, no portfólio de estágios das equipas profissionais de futebol contam alguns dos grandes nomes europeus.