Lagoa avança com mais uma fase da implementação de iluminação LED
O Município de Lagoa avançou, na semana passada, com mais uma fase da substituição das tradicionais luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED. Está em causa um investimento de cerca de 150 mil euros.
A autarquia diz que o grande objetivo é “reduzir o consumo e assim contribuir para um concelho cada vez mais sustentável, economicamente e ambientalmente”.
Esta intervenção, designada de Fase V, irá abranger parte da Estrada Nacional 125, a zona do Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, a zona Industrial de Lagoa, zonas das Alagoas Brancas, Urbanização das Covas da Areia e zonas envolventes.
O câmara revela que irá dar início, daqui a algumas semanas, a outras fases deste processo de substituição, que abrangerão, designadamente, o casco urbano da vila de Ferragudo e a zona da Mexilhoeira da Carregação, num investimento total de cerca de 750 mil euros.
O concelho prepara-se, segundo a autarquia, para “alcançar 50% da cobertura total” com iluminação LED. Luís Encarnação, presidente da câmara, refere que “este é um investimento com pouca visibilidade e que, muitas vezes, a população não dá valor, mas é fundamental para a sustentabilidade do planeta e para garantirmos os recursos naturais às próximas gerações”.