Lagoa e Portimão são anfitriões dos Jogos de Praia do Mediterrâneo

@ana-sofia-varela

Portimão e Lagoa organizam a quarta edição dos Jogos de Praia do Mediterrâneo, entre 11 e 18 de setembro de 2027.

A decisão, tomada por aclamação, foi tornada pública pela Assembleia Geral do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJP), no início de setembro, em Heraklion, na Grécia.

A tomar como comparação a edição deste ano, onde estiveram envolvidas cerca de 1750 pessoas, entre participantes, técnicos, treinadores, diretores, os dois municípios estimam que serão muitas centenas de pessoas a estar, nessa data, nos dois concelhos.

As provas envolvem vários atletas que representam os 26 Comités Olímpicos que integram o CIJP. Assim, os melhores de modalidades como a canoagem, o futebol, o karaté, a natação em águas abertas, o remo ou a vela estarão em competição no Rio Arade, na Praia da Rocha, em Alvor e na Praia Grande, em Ferragudo.

É “extremamente importante, primeiro, porque reconhecem a capacidade de organização deste tipo de eventos, do mais elevado nível, quer à Câmara Municipal de Portimão, quer à Câmara Municipal de Lagoa. Depois reconhecem que temos infraestruturas únicas”, avançou Isilda Gomes, presidente da autarquia portimonense, após a cerimónia de divulgação desta decisão.

“Foi-nos atribuída a realização dos Jogos por aclamação. A Comissão que veio verificar os espaços que temos reconheceu, aos dois municípios, as melhores condições para as provas e de alojamento. Por isso, realço também esta capacidade que tivemos de nos juntarmos e unir esforços para trazer um evento com este peso”, diz a autarca.

“Será seguramente um grande evento, não só para Lagoa e Portimão, mas também para o Algarve e um importante contributo para a hotelaria, já no final do Verão, que pode ser um importante complemento para continuarmos com uma ocupação perto dos cem por cento no concelho”, refere Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa

Neste âmbito, Isilda Gomes considera que será uma mais valia também na promoção enquanto destino turístico. “As pessoas que se deslocam para este tipo de eventos regressam depois para passar férias e fazem a divulgação nos seus países. A Comissão de Avaliação elogiou o profissionalismo dos técnicos com que conversou, mas também a simpatia dos algarvios e a gastronomia”, vantagens para fidelizar novos públicos quando chega a hora de escolher o destino de férias, conclui a autarca.

Se, por um lado, Isilda Gomes esteve na cerimónia do anúncio, no dia 8, Luís Encarnação e Teresa Mendes, vereadora da Câmara de Portimão com o pelouro do desporto, estiveram no mesmo local, no dia 13 para receber a bandeira entregue pela organização.

“Para nós é importante esta parceria, pois são dois concelhos vizinhos que reúnem características comuns. Temos o rio pelo meio e é ele que nos une. E temos todas as condições para receber os jogos de praia. É um enorme orgulho, prestígio e honra”, afirmou o autarca.

You may also like...

Deixe um comentário