Lagoa identifica monumentos e sítios de interesse

O património edificado do concelho vai ter legendas de identificação e pequeno historial, num contributo para uma futura rota turística do Algarve.

José Manuel Oliveira

Os principais monumentos e sítio de interesse do concelho de Lagoa vão passar a ter ainda este ano uma legenda identificativa do edifício ou local, com um pequeno texto explicativo. Esta é uma medida da Câmara Municipal destinada aos turistas e para uma identificação de uma rota turística no Algarve.

Em ano de ‘Património’ em Lagoa, depois das temáticas ‘O Mar’, ‘O Vinho’, ‘A Nossa Gente, a Nossa Identidade’, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, antecipa um pouco daquilo que será a ação do município nesse âmbito. “Alguma coisa nos distingue de outros concelhos. Somos todos portugueses, algarvios, mas também somos lagoenses. Da mesma forma que outros concelhos têm os seus monumentos e o seu património, nós temos o nosso e temos vindo a preservá-lo. Mérito de quem esteve antes de mim ao longo dos anos, este concelho tem uma harmonia em termos de património muito grande. Temos três edifícios classificados – o Promontório da Senhora da Rocha, a Igreja Matriz de Estômbar e o Forte do Arade. Além disso, contamos com uma série de casas senhoriais, as nossas traças, as vilas de Porches e de Estômbar. É isso que vamos potenciar”, salienta.

EDIFÍCIOS SEM LEGENDAS

Nesse sentido, ainda este ano os monumentos do concelho passarão a estar devidamente identificados e legendados. “Vamos transportar Lagoa do passado para o futuro, que é o sub lema do ano de 2017. O ano temático é a valorização do património e demonstrar às pessoas que há que preservá-lo, melhorá-lo, conservá-lo. Recentemente a Câmara adjudicou a colocação dos identificativos nos nossos monumentos e sítios de interesse. É que em Lagoa nenhum edifício tem uma legenda à entrada para que os turistas saibam o que é aquilo. É uma identificação para uma rota turística no Algarve”, antecipa o autarca.

You may also like...

Deixe um comentário