Lagoa prolonga estado de alerta até final de abril
Os equipamentos municipais do concelho de Lagoa vão continuar encerrados e serão cancelados todos os eventos culturais e desportivos até final do próximo mês, incluindo as comemorações do 25 de Abril.
Segundo divulgou a Câmara Municipal em nota de imprensa, o prolongamento até 30 de abril do estado de alerta, previsto no Plano de Contingência em vigor, foi decidido em reunião do grupo operacional municipal (GOM) na segunda feira, 23 de março.
“Ao mesmo tempo que se alarga o período de tempo para medidas de contingência, em Lagoa organizam-se meios e estratégias de resposta em função das previsões da evolução da pandemia COVID-19”, assegura a autarquia.
A preparação e equipamento dos dois pavilhões polidesportivos das escolas do Agrupamento ESPAMOL e do pavilhão Municipal Jacinto Correia, para apoio aos voluntários que vão ajudar quem mais precisa, é uma das medidas já implementadas.
A campanha de limpeza urbana com aplicação de produtos certificados para desinfeção está em curso no concelho, sendo outra das ações de combate à propagação do vírus.
Da cooperação entre autarquias e autoridades regionais e locais de saúde resultará a abertura, em Silves, de um centro de recolha de amostras para análise de suspeitas de COVID 19. Destina-se aos utentes dos concelhos de Lagoa e Silves e espera-se que comece a funcionar ainda durante esta semana (provavelmente dia 25 de março).
Na mesma reunião do GOM, os responsáveis elogiaram a resposta da comunidade lagoense aos apelos das autoridades para ficar em casa. Consideraram ainda que da continuação desta corresponsabilização de todos depende, em grande parte, o evoluir da situação de saúde pública.
Entre os eventos programados para o mês de abril e agora cancelados estão o festival Sons do Fado, a inauguração da exposição comemorativa do 100º do nascimento de Amália Rodrigues, o espetáculo da Orquestra de Jazz do Algarve, o concerto Promenade, os Percursos do Património, o Torneio Internacional de futebol infantil – Bonicup, a Algarve Futsal Cup, a final da Supertaça do Algarve em Futebol, a 7ª Milha da Bela Vista em Atletismo, o Torneio Regional de Cadetes – Natação e a Etapa de Atletismo dos Jogos de Quelfes.
Em articulação com a Assembleia Municipal de Lagoa foram, de igual modo, canceladas as comemorações do 25 de Abril.