Lagoa promoveu conferência sobre a história oral e os movimentos sociais
No passado dia 28 de setembro, o Auditório Carlos do Carmo acolheu mais uma conferência no âmbito do MuCid – Museu da Cidadania e dos Movimentos Sociais. Desta vez a temática assente foi a ‘História Oral e Movimentos Sociais’, ministrada pela Professora Doutora Maria Luísa Tiago de Oliveira, historiadora e docente do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
A sessão foi aberta pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, Ana Martins, que apresentou o MuCid como um projeto impulsionador e criador de laços e conhecimento dos direitos e deveres cívicos e políticos e dos movimentos sociais, bem como da história de um concelho fundando em 1773. O coordenador do MuCid, Paulo Lima, partilhou, de forma breve, as principais linhas de trabalho deste projeto que será instalado fisicamente nos antigos Paços do Concelho de Lagoa, assim como a conferencista.
Luísa Tiago de Oliveira, especialista em História oral e em movimentos sociais na Época Contemporânea, nesta conferência incidiu especialmente sobre três pontos, que considerou como pontos chave: as aceções do termo da história oral, exemplos da sua importância e a contribuição desta para a historiografia.
A conferencista finalizou referindo que, nos dias de hoje, todos nós escrevemos e comunicamos muito mais, mas novos e diferentes desafios se levantam não só no percurso de uma investigação científica como também na criação literária, pois é difícil organizar e preservar toda a informação digital, já que vivemos numa sociedade em que tudo é célere e onde quase toda a informação tem suportes não físicos.
Até ao final de 2019 vão ainda realizar-se duas conferências MuCid. No dia 19 de outubro, na Biblioteca Municipal, com o Professor Doutor Manuel Loff, historiador e professor na Universidade do Porto que irá falar sobre ‘A Revolução Portuguesa de 1974-76: uma revolução diferente’, e no dia 30 de novembro, no Convento de São José, com o Doutor Pedro Félix, Coordenador da Equipa Instaladora do Arquivo Nacional de Som que irá falar sobre o ‘Arquivo Nacional de Som. Como lá chegar?’. Esta conferência foi integrada no 6.º Festival Internacional da Guitarra de Lagoa, que teve como tema “A Guitarra e a Literatura”.