Lagoa recebe Etapa Final do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar
O município de Lagoa encontra-se a organizar a final do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar – Ocean Racing, que decorrerá no próximo sábado, dia 20 de outubro. A prova, que terá início às 15h00 na Praia Grande, em Ferragudo, terminará na Praia da Senhora da Rocha e contará com a participação de 180 atletas de todo o país e de Espanha.
São grandes apostas nesta prova a campeã nacional, Sara Rafael, do CN Litoral Alentejano, e Sofia Coelho, do Naval de Sesimbra, que venceu as duas últimas etapas e representou Portugal no Europeus de Ocean Racing, onde alcançou o 12º lugar. Destacam-se ainda os atletas Bernardo Pereira, júnior do Naval da Calheta (Madeira), que alcançou recentemente a medalha de Bronze nos Europeus de Ocean Racing, em Vilajoyosa, Alicante, Espanha; e João Ruivo, do Naval de Sesimbra, que, na categoria de seniores, também nos Europeus, alcançou o 14º lugar e conta, já com o título alcançado este ano, cinco vitórias consecutivas.
A par decorrerá a 6.ª edição da prova algarvia “Praias de Lagoa DW – Downwind”, na qual participam os cinco vencedores em absolutos masculinos nas edições anteriores (Luís Ventura, do CC Setúbal; Nuno Brandão, Náutico de Milfontes, 2014; Hugo Lima, Náutico de Fão, 2015; o mítico atleta sul-africano Oscar Chalupsky, 2016; e o madeirense do Naval do Funchal, David Fernandes, que venceu na edição passada). A rainha da prova tem sido Sara Rafael, do CN Litoral Alentejano, com cinco vitórias em cinco edições. A atleta Sofia Coelho surge igualmente em excelente forma neste final de época, pelo que se espera uma grande competição na prova feminina.
A 7ª e última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar é organizada pelo Município de Lagoa, em parceria com o Kayak Clube Castores do Arade, e desenvolve-se ao longo de sete etapas. Depois do seu arranque, em Oeiras, passou pelos Açores (Lagoa, ilha de São Miguel), Sesimbra/Setúbal, Vila Nova de Milfontes, Viana do Castelo/Esposende, Madeira (Funchal) e termina em Lagoa, concelho que dispõe de uma costa considerada entre as melhores do país para a prática da Canoagem de Mar.
Os ventos predominantes da região criam excelentes condições de downwind para os atletas, em especial nos períodos da tarde. Em edições passadas, as ondas em todo o percurso entusiasmaram os participantes ao impulsionarem as embarcações a grande velocidade em direção à Senhora da Rocha. Os surfskis, uma especialidade da canoagem que se encontra em franca expansão em Portugal e na Europa, levam os atletas a aproveitar as condições de mar e vento a seu favor em percursos definidos em mar aberto, preferencialmente a favor do vento (downwind), com largada e chegada em diferentes locais.
Com vários títulos nacionais ainda em discussão a etapa de Lagoa será de consagração para os medalhados nacionais. No final da prova serão também entregues as medalhas e títulos nacionais atribuídos pela Federação Portuguesa de Canoagem. Portugal organizará o Campeonato do Mundo em Viana do Castelo em 2020.