Lagoa recebe projeto para atletas de alto rendimento
O concelho de Lagoa passará, já a partir do próximo ano letivo, a ser o único concelho do Algarve e Alentejo equipado com uma escola pertencente ao Projeto Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE). Depois de candidatar uma “escola-piloto” para este projeto no primeiro trimestre deste ano, o município de Lagoa recebeu o aval e também, no final do mês passado, a visita de Vítor Pardal, Coordenador Nacional do Projeto UAARE.
A oferta será efetuada já em 2018-2019 através da ESPAMOL – Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (Lagoa). Esta unidade de ensino estará capacitada para um acompanhamento especializado aos alunos/atletas com, entre outras condições, um tutor que garantirá a definição de planos pedagógicos individuais, gestão de períodos de sobrecarga, apoio emocional, controlo da ansiedade, análise das avaliações formativas e sumativas, bem como o acompanhamento e ensino à distância/acesso à Sala de Aula Aprender +.
Estima-se que possam vir a integrar o projeto perto de 20 alunos/atletas de ensino secundário do concelho de Lagoa, praticantes de modalidades como Canoagem, Badminton, Andebol, Ténis e Vela. Para tal, os atletas terão de reunir uma das seguintes condições: serem atletas com estatuto de Alto Rendimento Desportivo; representarem habitualmente as seleções nacionais das respetivas modalidades; ou ser-lhes reconhecido alto potencial desportivo (para virem a obter o Estatuto de Alto Rendimento Desportivo ou a integrar as seleções nacionais).
As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas, os seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva. O projeto-piloto UAARE foi inspirado no Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento (GAAR) de Montemor-o-Velho, criado em 2009, com resultados positivos: campeões nacionais, medalhas internacionais, alunos integrados no projeto olímpico e uma taxa de sucesso escolar acima dos 90%.