Lagoa recebe teatro de marionetas ‘A Epopeia de Gilgamesh’
O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, será o palco de um teatro de marionetas de sombras, intitulado ‘A Epopeia de Gilgamesh’, a 20 e 21 de fevereiro, com duas sessões distintas. No primeiro dia, às 16h00, a apresentação é aberta ao público, mas no segundo dia será exclusiva para escolas.
Este evento teatral é promovido pelas associações Artis XXI e Questão Repetida, “num espetáculo surpreendente, onde a palavra falada e a música narram a história do maior herói sumério – Gilgamesh – através das apaixonantes marionetas de sombras”, revela a organização.
O enredo baseia-se na bondade e amizade, narrando um dos mais antigos épicos registados, datado de 2000 AC. Relata, segundo a organização, as desventuras de Gilgamesh, um herói sumério, que podia derrotar qualquer inimigo em batalha e levantar montanhas.
Gilgamesh era parte Deus, parte humano, e quando, na sua solidão, “começa a maltratar o povo de Uruk, os deuses decidem intervir enviando um desafio: Enkidu, o homem selvagem”, descrevem. Ambos lutam, mas como nenhum consegue derrotar o adversário, algo “surpreendente acontece”.
A ideia original é de Ana Falé, diretora artística desta apresentação e narradora, que conta ainda com direção musical de Elsa Santos Mathei, com a participação do marionetista Jorge Soares e música a cargo do Ensemble Armilar. As peças musicais foram compostas por João Pacheco.
As entradas custam seis euros, sendo gratuitas para menores de 18 anos. Podem ser adquiridas online (www.ticketline.sapo.pt).
Os interessados podem obter mais informação por email (eventos@artis21.pt) ou por telefone (967 788 363).