Lagoa recebeu final nacional de andebol em cadeira de rodas
Esta final de andebol ACR6 contou com a participação de 5 equipas. A representante do Algarve, a Sporting CP/Casa do Povo de Messines/AMAL classificou-se em 3º lugar. Disputaram ainda esta final em Lagoa, equipas de Setúbal, do Seixal, do Porto e de Leiria. Estas duas últimas foram as primeiras, tendo disputado entre si o jogo final donde saiu vencedora a APD Leiria.
“No ano em que Lagoa se afirma como cidade inclusiva, ainda mais importante que os resultados obtidos é o enorme entusiasmo dos participantes, a entrega dos jogadores, o respeito entre todos, e o fair-play que marcou esta prova”, afirmou no final da prova Luís Encarnação, vice-presidente e vereador do desporto na Câmara de Lagoa.
Esta jornada de ‘Andebol 4 All’, que apurou o campeão nacional da modalidade, resultou de uma parceria entre o Município de Lagoa, a Associação de Andebol do Algarve e a Federação de Andebol de Portugal. Insere-se no 3º Eixo da Estratégia de Desenvolvimento Desportivo do concelho: “Lagoa Acolhe Grandes Eventos”.
O andebol é uma modalidade com forte tradição em Lagoa, Algarve. Já esta vertente inclusiva está a registar um desenvolvimento cada vez maior no nosso País. O Andebol em cadeira de rodas é praticado por pessoas com comprometimento das funções motoras, nomeadamente ao nível dos membros inferiores, ou outras disfunções que as impeçam de correr, saltar e pular como as que não têm lesões. Também pode ser praticado por pessoas sem deficiência.