Lagos assinala a 27 de outubro Dia do Município
Lagos vai uma vez mais comemorar o Dia do Município celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos, através de iniciativas de cariz institucional e protocolar, que habitualmente marcam 27 de outubro.
Terão igualmente lugar outras atividades de âmbito cultural, desportivo e recreativo, as quais se prolongarão até ao dia seguinte. À semelhança de anos anteriores, destacam-se no dia 27 as iniciativas de carácter protocolar, como o hastear das bandeiras, a sessão solene, que contará com o momento de entrega de medalhas de mérito municipal, ou a missa em honra de São Gonçalo de Lagos, que este ano terá um novo formato, já que será campal, seguida de procissão e bênção do mar e das embarcações.
Para o feriado municipal está igualmente previsto, de tarde, a inauguração, no Centro Cultural de Lagos, da exposição ‘Dinossauros da Lourinhã em Lagos’.
No Dia do Município, as entradas serão gratuitas nos espaços museológicos municipais (Igreja de Santo António, Mercado de Escravos e Forte Ponta da Bandeira). Também o Zoo de Lagos se associa a estas comemorações dando, neste dia, a conhecer o seu espaço e projeto de educação e conservação. A entrada, para os residentes no concelho, terá o valor único de 5 euros.
No Centro Cultural, há a destacar a programação prevista para 24 de outubro, que celebra o 25º aniversário daquele equipamento. O dia será marcado por exposições, um concerto e a tertúlia ‘CCL – O despertar de emoções’,que terá como convidados especiais os responsáveis autárquicos que, ao longo de grande parte deste período, participaram no projeto, partilhando testemunhos e memórias.
O programa termina a 28 de outubro com duas iniciativas, a primeira no Forte Ponta da Bandeira será ‘Fonte de Mulher – Percurso Performativo de Dança no Património’ (iniciativa integrada na Festa dos Sentidos) e, à noite, no CCL decorre o 9º. Encontro de Grupos de Música Popular Portuguesa, pela Associação Àmodantiga.