Lagos faz investimento de mais de 10 milhões em obras
Texto: Jorge Eusébio
A principal ‘fatia’ da verba vai para obras de requalificação a levar a cabo em estradas e ruas.
Uma das empreitadas de maior dimensão é a de pavimentação de diversas vias de comunicação, como, entre outras, a Avenida dos Descobrimentos, a Avenida da República, a Rua Filarmónica 1.º de Maio, e a Estrada do Porto de Mós, que implica um investimento global de pouco mais de um milhão de euros.
A requalificação da Estrada da Luz, que já se encontra a decorrer, é outra das obras que envolve maior volume financeiro, no caso, de 1,6 milhões de euros.
A estas duas vai juntar-se a execução da V10 (Estrada da Meia Praia), que já foi adjudicada e que vai custar quase 2 milhões de euros, o que faz com que a fatura total no que às principais empreitadas em vias de comunicação diz respeito atinja 4,6 milhões de euros.
Uma escola de 3 milhões de euros
Mas a intervenção que vai fazer com que mais dinheiro saia dos cofres camarários é a de construção da nova Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância da Luz, que se iniciou no final de maio.
A troco de uma verba ligeiramente superior a 3 milhões de euros, a empresa que ganhou a empreitada comprometeu-se a, num período máximo de 450 dias, edificar um equipamento escolar composto por 8 salas de aula, das quais 2 para jardim de infância, para além de todos os outros espaços normais de apoio, como cozinha, refeitório, sala polivalente, biblioteca, sala de professores, balneários e instalações sanitárias e um polidesportivo.
A nível ambiental, um dos projetos de maior relevância é o da reabilitação e recuperação do cordão dunar da Meia Praia. A iniciativa surge no âmbito de um contrato interadministrativo celebrado entre a Câmara de Lagos e a Agência Portuguesa do Ambiente. Prevê-se que para concretizá-la seja necessário um investimento de 1,4 milhões de euros, sendo cerca de 1 milhão financiado pelo Fundo de Coesão.
Para melhorar o sistema de deposição de lixo e aumentar a taxa de separação do mesmo foi lançado um concurso de fornecimento e instalação de novas ilhas ecológicas compostas por 57 contentores subterrâneos (ver notícia em baixo). A verba prevista para o efeito é de 431 mil euros.
Freguesias contempladas
Do lote de intervenções anunciadas pela autarquia nos últimos tempos e que estão já em curso ou cujo procedimento se encontra a desenvolver constam, ainda, a requalificação do Mercado de Levante (300 mil euros), a remodelação do Edifício Multifunções, para nele ser instalado o Posto Territorial de Lagos da GNR (374 mil euros) e a construção de mais 36 unidades de inumação no Cemitério dos Animais (17 mil euros).
Entre os investimentos previstos para as freguesias merecem destaque a intervenção de valorização das ruínas romanas da Praia da Luz (312 mil euros), a ampliação do Cemitério de Bensafrim (230 mil euros) e a construção de um polidesportivo em Odiáxere (61 mil euros).