Lagos vai ter cemitério para animais
A cerimónia de lançamento da primeira pedra do Cemitério para Animais de Lagos decorreu ontem, 20 de março, junto ao Canil Municipal.
A construção deste equipamento foi um dos três projetos mais votados do Orçamento Participativo de Lagos em 2016 e estará pronto no decorrer do mês de junho, sendo o primeiro do género no Algarve e o terceiro a nível nacional.
A obra contempla a construção, numa primeira fase, de um módulo de inumação aeróbia com 39 unidades, de dimensões diferenciadas para animais de grande, médio e pequeno porte, bem como o arranjo de espaços verdes exteriores, nomeadamente mobiliário urbano e a construção de uma arrecadação.
A empreitada foi adjudicada pelo valor de 41.224,58 euros, com um prazo de execução fixado em 75 dias.
Para Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos, “estamos todos de parabéns, mas muito especialmente a proponente deste projeto, Cecília Paula do Carmo, também presidente da Associação Cadela Carlota, que tem abraçado desde há muitos anos, esta causa.
Na ocasião, a autarca frisou que “esta era uma homenagem e um sinal de respeito para com os nossos animais, proporcionando-lhes uma digna última morada. Este é o primeiro passo da construção de um local de afeto e ternura para os nossos animais de companhia, dando igualmente corpo à nova legislação que entrou em vigor nesta área.”