Laranja dá mote a conferência em Silves
A IV Mostra Silves Capital da Laranja terá mais uma edição da Conferência Laranja XXI, no dia 14 de fevereiro, a partir das 14h00, com um momento destinado à apresentação da Rota da Laranja. Segundo a Câmara Municipal de Silves, este será um espaço de debate e reflexão sobre os temas que atualmente preocupam os citricultores e colocam desafios ao setor.
Assim, após a sessão de abertura da conferência, com a participação de Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, um representante da Universidade do Algarve, Amílcar Duarte e Fátima Catarina, vice-presidente da Região de Turismo do Algarve. A primeira comunicação será sobre “Citricultura: desafios e constrangimentos”, realizada por José Oliveira (AlgarOrange), às 14h30.
Rogério Gonçalves, chefe da delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em Portimão, fará a sua apresentação sobre “Trabalhadores Migrantes – A resposta do SEF”, às 14h50, e Anabela Assunção Cordeiro, docente da Escola Profissional Cândido Guerreiro, falará sobre o “Projeto Erasmus Citrivet – utilização de lenha de poda de citrinos”, às 15h10.
Às 15h30, os participantes terão uma pausa para café e seguir-se-á, às 15h50, a palestra de Luís Neto (MED, Universidade do Algarve) sobre os “Possíveis efeitos das alterações climáticas sobre as pragas dos citrinos”. A “Gestão de Recursos Hídricos no Algarve – Utilização de Água na Agricultura” será o tema abordado por Paulo Cruz (APA- ARH do Algarve) às 16h10 e às 16h30, José Carlos Tomás (DRAP Algarve) tratará a temática “A rega dos citrinos em situações deficitárias”.
Seguir-se-á um período de debate, perto das 16h50, e o encerramento desta conferência está previsto para as 17h15.
Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste setor é o grande objetivo da mostra “Silves Capital da Laranja”, que teve a primeira edição em fevereiro de 2017.