Lethes integra Rede Europeia de Teatros Históricos
O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, anunciou recentemente o êxito da candidatura conduzida pelo seu Município e pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve de inclusão do Teatro Lethes na rede ibérica associada à European Route of Historic Theatres (ERHT).
A inclusão do Lethes na ERHT também já foi confirmada há dias numa cerimónia realizada na localidade espanhola de Almagro, onde a Câmara de Faro e a ACTA marcaram presença.
A ERHT distingue e liga através de 12 rotas geográficas e turisticamente estratégicas os mais belos, interessantes e preservados teatros construídos entre o período renascentista e as primeiras décadas do século XX.
O Teatro Lethes (Faro), o Theatro Circo (Braga), o Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa) e o Teatro Garcia Resende (Évora) são os quatro representantes portugueses desta rota ibérica que inclui, de Espanha, o Teatro Corral Comedias (Almagro), o Teatro Español (Madrid), o Teatro Rojas (Toledo), o Teatro Arriaga (Bilbau), o Teatro Principal (Burgos), o Teatro Falla (Cádis), o Teatro Principal (Menorca) e o Teatro Real Coliseo Carlos III (Madrid).
Os quatro teatros portugueses têm em comum o facto de possuirem estruturas de criação artística residentes, o que, segundo a ACTA, “valoriza a manutenção e conservação dos equipamentos e potencia ações futuras de cooperação e circulação artística, tanto mais que isso já tem vindo a fazer desde há pelo menos 4 anos.”
Na reunião entre os parceiros que teve lugar em Almagro, os representantes algarvios assumiram o compromisso de acolher a 16 e 17 de outubro o primeiro encontro de trabalho da Rede Ibérica de Teatros Históricos (RITH).
Na ocasião, vão estar a trabalhar no Lethes, com centralidade num texto inédito da Lídia Jorge, dois grandes criadores europeus: a norueguesa Juni Dahr e o francês Jean-Guy Lecat, um dos mais conceituados cenógrafos mundiais.