Livro “Um judeu português em Istambul” apresentado na Biblioteca de Lagoa
O livro “Um judeu português em Istambul”, de Pedro Cantinho Pereira, vai ser apresentado no dia 29 de fevereiro, pelas 18h00, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Lagoa. A entrada é livre, sendo a apresentação realizada por Luís Encarnação, presidente da câmara.
Um judeu português em Istambul conta a história de vida romanceada de Jacques Joseph Abravanel, judeu sefardita português, nascido em Salónica em 1906 e falecido em Istambul em 1993, onde foi cônsul honorário de Portugal, desde 1934 até à sua morte, revela a sinopse do livro.
Pedro Cantinho Pereira nasceu em Lisboa, em 1955, tendo partido para França, em setembro de 1975, onde exerceu as funções de professor de português e estudou na Universidade de Estrasburgo – obteve o grau de mestre em História da Integração Europeia, pelo Instituto dos Altos Estudos Europeus. Entre 1989 e 1993 trabalhou na Coordenação-Geral do Ensino de Português em França, junto da Embaixada de Portugal em Paris. Regressou a Portugal para exercer as funções de professor do ensino secundário, no Algarve.
Em 2002, doutorou-se em História pela Universidade de Paris 1 com equivalência concedida pelo ISCTE, tendo iniciado então a sua carreira de professor universitário. Atualmente, exerce as funções de professor e diretor da Biblioteca no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Ensino Lusófona (Portimão). Autor de livros e artigos na sua área de especialidade, nomeadamente: Portugal e o Início da Construção Europeia, 1947-1953; A Sombra da Guerra; A História de Paul Freundlinch; Un «Malgré Nous» dans l’engrenage nazi; Les sacrifiés de l’Histoire. Está a terminar o livro “De Budapeste a Eretz Yisrael (1944 – 1948).
O evento a realizar na biblioteca é “uma oportunidade única para conhecer o autor e a sua fascinante obra”, realça a Câmara de Lagoa.