Loulé integra projeto que alerta para importância das árvores
Loulé integra um projeto que pretende chamar a atenção para a importância das árvores, especialmente as de grande porte. Esta quinta-feira, centenas de árvores um pouco por toda a Europa receberam uma TreeTag: uma etiqueta sustentável com informações sobre o seu valor.
“As etiquetas contêm informações sobre os serviços prestados por uma árvore específica, nomeadamente a quantidade de poluição atmosférica que a árvore capta, a quantidade de oxigénio que a árvore fornece ou a quantidade de água da chuva que a árvore retém. Quanto maior for a copa da árvore, maiores serão os serviços que a árvore presta”, refere a câmara.
Na cidade de Loulé estas árvores fazem parte dos seguintes arruamentos: Avenida José da Costa Mealha; Praça da República; Rua Francisca de Aragão; Rua de Nossa Senhor de Fátima; Rua Manuel Bexiga Peres; Rua Manuel da Luz Afonso; Rua Ilda Stichini; Avenida Joaquim Magalhães; Praceta Estanco Louro; Rua Garcia Domingues; Rua do Serradinho; Rua Homens do Andor; Travessa Amorim Benevides e Rua Marçal Aboim.
Esta campanha envolve nove organizações de toda a Europa e, em Portugal, está a ser implementada pelo Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves”, do Instituto Superior de Agronomia. Com a campanha #EUTreeTag, pretende-se chamar a atenção do maior número de pessoas para o valor acrescentado das árvores.
Em Portugal, serão etiquetadas 100 árvores distribuídas pelos municípios de Lisboa, Almada, Cascais, Coimbra, Loulé, Vila Real e Santa Maria da Feira, que aderiram à campanha.