Loulé recebe seminário nacional sobre alterações climáticas
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, foi eleito a 31 de março presidente do conselho coordenador da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, durante a sua primeira reunião, que decorreu em Guimarães.
O autarca louletano apresentou as principais motivações de Loulé para liderar a Rede, descrevendo as iniciativas relacionadas com a temática que a Câmara algarvia irá promover até ao final do ano, com destaque para a Conferência Internacional sobre Alterações Climáticas, a realizar já a 7 de abril, e o encontro com jornalistas nacionais e internacionais sobre esta matéria, em junho.
Vítor Aleixo presidirá a um órgão que constitui a estrutura executiva daquela Rede e tem como missão assegurar a sua representação externa e definir as melhores estratégias a prosseguir para a concretização da missão e dos objetivos.
A próxima reunião da Rede decorrerá na cidade de Loulé em novembro próximo, altura em que terá lugar também o primeiro Seminário Anual de Adaptação Local às Alterações Climáticas.
Criada a 9 de dezembro de 2016 pelos primeiros 30 Municípios portugueses que elaboraram estratégias nesta área, a Rede tem como principal missão aumentar a capacidade de incorporar a adaptação às alterações climáticas nas suas políticas, instrumentos de planeamento e intervenções locais.
Promover a troca de conhecimento e experiências entre municípios, instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico, empresas e tecido associativo, fortalecendo as práticas em curso e o desenvolvimento de soluções inovadoras, é um dos objetivos deste organismo.