Loulé vai escutar dois Filipes ao piano
Para comemorar o Dia Internacional do Jazz, o Cine-teatro Louletano vai receber, em estreia deste formato a sul, o espetáculo ’Dois Filipes, Dois Pianos’, com Filipe Raposo e Filipe Melo, no dia 30 de abril, pelas 21h30.
Juntam-se dois compositores e pianistas da mesma geração, unidos por uma caraterística comum: uma visão musical eclética, sem barreiras ou preconceitos. As suas carreiras têm tanto de versátil como de camaleónico. Foram, ao longo dos anos, requisitados para inúmeros projetos e colaborações, desde o jazz à música erudita, do fado ao pop-rock.
Filipe Raposo é pianista, compositor e orquestrador. Iniciou os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa, passando pelo Royal College e a Royal Music Academy em Estocolmo. Participou como intérprete em concertos e discos com grandes nomes da música portuguesa e enquanto orquestrador e pianista colabora com as grandes orquestras europeias. Tem três discos editados. Atualmente, é curador para a área do jazz na editora Lugre Records, pianista residente da Cinemateca Portuguesa e professor.
Filipe Melo começou por ser um músico autodidata, mais tarde estudou nas escolas: Hotclube de Portugal, em Lisboa, e Berklee College of Music, em Boston. Está, acima de tudo, ligado ao jazz e já trabalhou com músicos de todo o mundo, intérpretes, compositores, orquestras, maestros. É compositor, pianista e arranjador. É também realizador de cinema, argumentista de banda desenhada e professor.
Em Loulé, além do concerto para o público em geral, haverá uma sessão especialmente dirigida à comunidade escolar.
O espetáculo tem uma duração aproximada de 90 minutos e dirige-se a maiores de 6 anos. O bilhete custa 10 ou 8 euros, neste caso para maiores de 65 anos e menores de 30, sendo o Cartão de Amigo aplicável.