Mais de 200 jovens homenageados em Albufeira
Mais de 200 jovens foram homenageados pelo seu mérito artístico, associativo e académico na 2.ª edição da Gala da Juventude, realizada no dia 15 de novembro, no Auditório Municipal de Albufeira.
Na cerimónia a autarquia destacou a criatividade e o talento, bem como a excelência escolar, os valores éticos e responsabilidade dos jovens do concelho, tendo sido, também, anunciados novos projetos para apoiar a juventude albufeirense.
José Carlos Rolo, presidente da câmara, sublinhou que “reconhecer o mérito dos jovens é extremamente importante para a sociedade. É uma fonte de motivação e reforço da autoestima para o nomeado, mas resulta, também, como alavanca para os seus pares”.
A gala arrancou com a entrega dos prémios do concurso “Jovens + Criadores”, uma iniciativa que visa promover o talento artístico local. Foram reconhecidos nove jovens, nas categorias de arte digital, escrita, fotografia, pintura e ilustração, organizados em dois escalões etários. Além do prestígio, os vencedores receberam prémios monetários com o objetivo de apoiar a continuidade do seu percurso artístico. A música esteve, também, em destaque com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso “Talentos de Albufeira”, uma competição para bandas ou artistas sem contrato discográfico e que residam no concelho.
Seguiu-se a atribuição dos prémios de Reconhecimento de Mérito Associativo e Comunitário entregues a jovens indicados por associações culturais, desportivas e sociais do concelho. Estes foram distinguidos pelo seu sentido de responsabilidade, ética e competências interpessoais, valores que fortalecem e desenvolvem o tecido comunitário.
A terminar, foram entregues os prémios de Reconhecimento de Mérito Escolar, que distinguiram mais de uma centena de alunos do 2.º e 3.º ciclo e do Ensino Secundário pelo seu desempenho e sucesso académico.