Março Jovem estreia ‘Fusion Fest’

O ‘Fusion Fest 2025’ é um evento inédito de cultura, arte, música e desporto e que decorre no Portimão Arena nos dias 1 e 2, abrindo o Março Jovem. Este novo conceito, voltado para toda a comunidade, com especial destaque para os jovens, dará início à celebração do mês da juventude que a Câmara Municipal de Portimão organiza, todos os anos, em colaboração com o movimento associativo local, escolas e jovens.
O ‘Fusion Fest’ é organizado pela Associação Cultural Marginália, pelo Clube Bicross de Portimão e pelo Skate Clube Portimão, com o apoio da Câmara Municipal. Assim estão previstas competições de BMX Freestyle e Skate, artes e demonstrações diversas, zona de expositores com performances ao vivo e concertos com artistas nacionais e internacionais.
Skate
A prova de skate será no sábado, dia 1, e será realizada num formato dinâmico, dividida pelas categorias sub-16 e ‘open’. Segundo a organização, a competição “proporcionará uma plataforma para jovens promessas e atletas experientes demonstrarem as suas habilidades num ambiente competitivo e motivador”.
Cada atleta terá cerca de 45 segundos por ‘run’ para executar as melhores manobras, utilizando toda a quadra de forma criativa e estratégica. A diversidade e a fluidez das manobras serão fatores fundamentais para a pontuação.
Os atletas serão avaliados por um júri composto por três juízes, que atribuirão notas com base em critérios como a dificuldade das manobras, estilo e fluidez durante a execução, variedade no uso dos obstáculos da quadra, execução e perfeição das manobras.
Na categoria ‘open’, o evento contará com a participação especial do ‘Team da Santa Cruz Portugal’, que servirá para inspirar os competidores com performances técnicas e inovadoras.
BMX Freestyle Park
A competição de BMX ocorrerá no domingo, 2 de março, e reunirá atletas de alto nível para demonstrar as habilidades que têm em manobras radicais.
A competição, realizada em formato de ‘runs’ individuais, decorrerá numa pista projetada com diversos obstáculos como rampas, ‘quarter pipes’ e ‘half pipes’, ‘spines’ e ‘funboxes’, ‘rails’ e ‘ledges’, num cenário que promete muita adrenalina, criatividade e ousadia dos competidores, bem como momentos memoráveis no público.
Concertos
A festa será pautada pela música com concertos pop no primeiro dia e rock no segundo
No dia 1 de março, a partir das 21h30, subirá ao palco o portimonense José Francisco, artista emergente no panorama musical, que participou no programa televisivo ‘The Voice Portugal 2024’.
Segue-se a atuação do conceituado artista pop ‘Syro’, cantor e compositor que conta já com mais de 15 anos de carreira.
No dia 2 de março, os concertos têm início às 17h30 com a atuação dos ‘Divine’, banda local que tem o rock como paixão artística e promete aquecer o ambiente antes do término do festival, seguindo-se o encerramento desta primeira edição do ‘Fusion Fest’ com um concerto a cargo dos ‘The Buzz Lovers’, banda internacional de Espanha, considerada a melhor banda rock de tributo aos Nirvana.
Programação para todos os gostos
Os visitantes podem encontrar, nos dois dias, a partir das 10h30, neste espaço, demonstrações de diversas modalidades de dança, desportos de combate e fitness a cargos de associações e ginásio com atividade no concelho, bem como uma área de exposição com artistas locais que promoverão os seus trabalhos. Não faltarão os típicos ‘comes e bebes’ e uma área infantil com insufláveis.
A entrada é livre e o programa completo pode ser consultado online (fusionfest2025.pt).