‘Mercado de Culturas’ destaca tradições da Península Ibérica
O Convento de São José, em Lagoa, e as ruas circundantes voltam a ser o cenário de mais uma edição do ‘Mercado de Culturas… à Luz das Velas’, entre 4 e 7 de julho. Ao longo de quatro noites, das 19h00 à 00h30, mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões do mundo mostrarão aos visitantes as tradições, sabores e artes dos seus países de origem.
Nesta nona edição do evento, o mote será ‘TradiSons Ibéricas’ e estarão em destaque as músicas tradicionais, com a atuação de diferentes grupos de música e dança de várias regiões da Península Ibérica. É o caso de ‘Deira’, com o ‘folk’ da Galiza e Astúrias, ‘Milo Ke Mandarini’, com o ‘folk’ de Castilla, de ‘Estampa Flamenca’ com o cuadro flamenco de Cádis, ‘Emilio Villalba & Sara Marina’ com a música medieval da Península Ibérica, e os portugueses ‘Al Mouraria’, ‘Fado Corrido’, ‘Brasa Doirada’, Helena Madeira e ‘Gigantones & Zés Pereiras’.
Ainda no âmbito desta iniciativa, a sala de exposições do Convento de São José receberá a mostra ‘Máscaras Ibéricas’, com artefactos do distrito de Bragança e da província de Zamora.
Outro dos pontos fortes do evento é a gastronomia. Assim, os claustros do Convento convertem-se numa taberna ibérica, com petiscos e tapas de Portugal e Espanha.
Por sua vez, todos os dias, às 20h30, a organização acenderá milhares de velas, com as quais são desenhados símbolos que dão a conhecer as tradições e história da Península Ibérica. Poderão ser vistos nas entradas e nos meandros do mercado. O programa completo pode ser consultado na página Facebook do evento. A entrada é livre.