Messines evoca poeta e pedagogo João de Deus
Durante o mês de março, a vila de S. Bartolomeu de Messines assinala o 187.º aniversário do poeta e pedagogo João de Deus, o seu mais ilustre cidadão., através de exposições, ateliês, ‘peddy paper’, ‘workshops’, música e teatro.
A primeira destas ações tem início neste sábado, 4 de março, com a abertura, pelas 16h00, da exposição ‘Folhas soltas’, de Sara Navarro e dos alunos do 1.º ano do 1.º ciclo da escola básica da freguesia, na Casa Museu João de Deus. Com o mesmo nome, decorrerá entre 6 de março e 28 de abril uma oficina educativa dirigida aos alunos do 1.º ciclo.
‘Poeta das Letras’ é o nome do ateliê de escrita criativa vocacionado para os alunos do 2.º e 3.º ciclos, que decorrerá entre 6 e 20 de março no mesmo espaço cultural.
INAUGURAÇÃO DE ESCULTURA
O dia 8 de março, aniversário do poeta e pedagogo, será preenchido com uma série de atividades onde se integram o ‘peddy paper’ ‘Pelos caminhos de João de Deus’, uma romagem ao monumento do homenageado, um ‘workshop’ sobre estrelas de figo, a inauguração da escultura ‘Povos de Paz’, o recital ‘Jograis 2 de palavra(s)’ e a abertura da exposição ‘João de Deus, poeta-educador’, patente até 8 de abril no Jardim-Escola João de Deus.
‘Sobreviver à escola – da pedagogia à educação’ é o tema da palestra proferida por Rui Penha, professor da Universidade do Algarve, que terá lugar a 11 de março, pelas 15h30, na Casa Museu da localidade. O dia terminará com a peça de teatro ‘Partir’, pelo grupo Penedo Grande, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, pelas 21h00.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Messines junta-se à comemorações com um leque de atividades diversas, que assinalarão os seus 40 anos de existência nos dias 11 e 12 de março.
A programação prosseguirá na manhã de 18 de março com a segunda edição do passeio pedestre literário ‘Há poesia no penedo’. As inscrições decorrerão até dia 12 de março, devendo ser efetuadas na Casa Museu João de Deus.
À noite, pelas 21h00, ocorrerá o espetáculo de homenagem a João de Deus ‘BensãoDeus’, por Luís Calado e músicos, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense.
Já a 19 de março, pelas 15h00, terá lugar na Casa do Povo de Messines um ‘workshop’ de doçaria tradicional intitulado ‘Folhados Messinenses’. Ainda na Casa do Povo, realiza-se a 21 de março, às 9h45 e 10h45, o teatro musical ‘Abelha Maia’. Nesse dia, pelas 15h30, o Jardim Municipal de Messines será palco da Festa da Poesia, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares.
MUITO TEATRO
O anfiteatro Francisco Vargas Mogo (da Caixa de Crédito Agrícola local) recebe de 22 a 25 de março a peça de teatro ‘Salt(e)adores de Histórias’, pelo al Teatro. De 22 a 24 de março as sessões são dirigidas aos alunos do 2.º ciclo e no dia 25 de março ao público em geral.
O Grupo Moçoilas e a Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve serão os convidados da primeira sessão do Ciclo de Divulgação da Música, Literatura, Gastronomia e Património do Algarve A (In)temporal, marcado para 24 de março, pelas 21h30, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense.
O programa comemorativo fecha a 26 de março na Casa do Povo de Messines, com ‘Theatre Algarve Junior’, pelas 15h30.
As atividades são promovidas pelo Município de Silves, Junta de Freguesia de SB Messines, Escola EB 2,3 João de Deus, Jardim Escola João de Deus, Sociedade Columbófila de Messines, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Messines, Grupo de Teatro Penedo Grande, Casa do Povo de Messines, Rede de Bibliotecas Escolares e Al Teatro.
O programa detalhado poderá ser consultado no portal da Câmara Municipal de Silves, em http://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=2856&ver=5170.