Muita e boa cultura no último trimestre do ano em Lagoa

Será um último trimestre recheado de cultura o que se vai viver em Lagoa neste final de ano de 2024. Concertos, cinema e teatro fazem parte do cartaz cultural que a Câmara Municipal preparou, naquele que continua a ser um dos concelhos da região com maior pendor cultural.

Um dos destaques é o concerto da cantora norueguesa Silje Nergaard com Orquestra de Jazz do Algarve, agendado para 19 de outubro, às 19h00, no Auditório Carlos do Carmo. Pioneira nos seus trabalhos, a artista conseguiu criar um som distinto, onde a suavidade da sua voz e estilo são preponderantes.

Neste encontro com a Orquestra de Jazz do Algarve, será apresentado um repertório de originais da cantora, que mais representam a sua carreira. Os bilhetes custam 10 euros.

No dia seguinte, 20 de outubro (16h00), a Igreja Matriz de Lagoa, é palco de um evento da Rede Informal para a Difusão da Música Antiga (RidMUSA), projeto de difusão e promoção de artistas locais no domínio da música historicamente informada.

Neste espetáculo o grupo vocal ‘Os Cupertinos’ apresenta “Estêvão Lopes Morago e a geração de ouro da polifonia portuguesa nos sécs. XVI e XVII”, com um programa desenhado por Pedro Teixeira (direção musical), focado na Sé de Évora, polo fulcral na produção de música sacra no renascimento português. Foram finalistas nas edições de 2020 e 2023 dos PLAY (Prémios da Música Portuguesa) e vencedores na categoria Melhor Álbum Música Clássica/Erudita na edição de 2021. A entrada é livre.

A fechar o mês de outubro, no dia 26, o Auditório Carlos do Carmo conta com o concerto Cuadro Flamenco – David Pérez, às 19h00. O espetáculo mostra a fusão de vários géneros flamencos mais antigos com o mais contemporâneo. Em palco irão estar David Pérez e Rosa Belmonte (bailarinos), Juan Manuel Flores (guitarra), António Nuñez ‘El Pulga’ e Juan de Mairena (canto) e Dani Carbonell (cajón). A entrada tem um custo de dez euros.

Svetlana Bakushina em novembro
É com músicas do mundo e muito talento que se inicia o novembro cultural em Lagoa. No dia 2, às 19h00, o Auditório Carlos do Carmo recebe o ‘Svetlana Bakushina Fusion Project’, que apresentará neste espetáculo ‘Algarvia’, o seu segundo álbum. 
Uma fusão inovadora de jazz, música clássica, étnica e rock progressivo é o que este concerto irá proporcionar aos espetadores.

Svetlana Bakushina, a líder do projeto, atua no piano, enquanto Seibas Gamboa se destaca como violoncelista principal e o bateristaexperiente Jorge Carrilho acrescenta um som singular ao grupo. O espetáculo contará ainda com convidados como a soprano Michele Tomaz, a artista de videoarte Anastasia Maystrenko, o trompetista Diego Gonzalez e a cantora Katherina Valenzuela. Os bilhetes custam seis euros.

O mês de dezembro começa com teatro e a peça ‘O 25 de Abril Nunca Aconteceu’, da companhia Palmilha Dentada, no dia 7, às 19h00, também no Auditório Carlos do Carmo, num espetáculo inserido na programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Esta é uma peça de teatro distópico que apresenta uma ficção histórica.

“Como seria Portugal se Salgueiro Maia não tivesse parado no semáforo vermelho, tivesse chocado com um camião do lixo e a revolução não tivesse acontecido. O mundo não parou, mas Portugal sim. Continua a guerra colonial, mas apenas em Angola, as outras colónias não valiam a pena. O Cristiano Ronaldo joga no Benfica. A internet e telemóveis são um privilégio das corporações e do governo” são alguns aspetos desta ficção. As entradas custam oito euros.

Jazz e Carlos Gulherme
A 14 de dezembro, às 19h00, o Auditório Carlos do Carmo é palco do concerto de Natal ‘A Lyrical White Christmas’, da Orquestra de Jazz do Algarve que convida Carlos Guilherme, considerado o maior tenor de todos os tempos em Portugal.

Neste fim de tarde, início de noite, serão ouvidos os ‘standards’ de época, entre outros, interpretados à luz no liricismo da ópera jazz. O preço dos bilhetes é dez euros.

Já perto do Natal, a 20 de dezembro, às 21h00, também no Auditório Carlos do Carmo, decorre o concerto ‘A Soulful Christmas feat Michael Mwenso and the shakes’, alusivo à época festiva, numa “celebração da comunidade e do amor, apresentando novos e emocionantes arranjos de clássicos de Natal”, em géneros como jazz, blues, soul e funk. Os bilhetes custam dez euros.

Todos estes espetáculos têm descontos de 20 por cento para quem tive Passaporte Cultural e Cartão Lagoa Social.

Os bilhetes estão à venda em bol.pt e nas bilheteiras dos da Fnac, Worten, CTT, Centro Cultural Convento de São José e Auditório Carlos do Carmo.

You may also like...

Deixe um comentário