Mundo do Cinema é tema do Carnaval de Loulé
Cortejo contará com 14 carros alegóricos e 11 grupos de animação. Bilhetes custam dois euros.
Loulé volta a ser o centro do Carnaval algarvio e entre 23 e 25 de fevereiro o mais antigo corso do país sai para a rua, este ano com o tema ‘Era uma vez em… Louléwood’. O cinema é o mote para mais uma festa com 14 carros alegóricos, 11 grupos de animação representados por associações do concelho, três escolas de samba, bailarinas de corpos pintados, animadores, fanfarras, cabeçudos e gigantones, num total de cerca de 600 figurantes que irão desfilar ao longo da Avenida José da Costa Mealha.
Algumas películas marcantes da história da sétima arte estarão em destaque e as suas principais personagens vão confundir-se com figuras da política nacional e internacional, do desporto ou da vida social, que protagonizaram momentos mediáticos nos últimos meses. A sátira volta a ser o ingrediente preferido dos artistas que idealizaram o corso.
Dois super-heróis da banda desenhada irão defrontar-se numa luta contra as alterações climáticas: de um lado, o ‘Capitão Trampa’ (Donald Trump), o grande produtor de petrodólares, responsável por uma fatia significativa da poluição mundial, após ter rasgado o compromisso assumido no Acordo de Paris para a redução das emissões de CO2; do outro lado, o grande defensor do Planeta, o líder da ONU, ‘António Gulkterres’, aqui representado pela imagem do Incrível Hulk, o gigante verde que com a sua força defende o futuro da Terra.
A sátira ao Brexit, um dos episódios mais marcantes da atualidade política internacional, não podia faltar no mais importante corso da região, até pelo número significativo de residentes britânicos no Algarve e no concelho de Loulé.
Em território nacional, ou antes em águas portuguesas, o destaque vai para o ‘Pirata das Caraíbas’, em que o protagonista não será o ator Johnny Depp mas o ministro das Finanças, Mário Centeno – o Jack Sparrow da Ribeira do Cadoiço -, que tenta controlar os ‘ataques’ às finanças do país. ‘Jesus sambou no Flamengo’ é o nome da película que retrata a aventura do treinador Jorge Jesus no Brasil, no comando técnico do Flamengo.
Mas muitos outros episódios mediáticos serão projetados neste ecrã gigante que é a Avenida José da Costa Mealha, uma sala de cinema perto de todos os que gostam da folia carnavalesca e que irão aproveitar uma passagem por Loulé para umas miniférias.
Amigo do ambiente
Este evento continua a ter o carimbo EcoEventos que premeia o desempenho ambiental, nomeadamente pela utilização de copos de papel 100% biodegradáveis, reutilizáveis e compostáveis, que serão distribuídos pelos bares existentes no recinto, numa clara aposta na redução do plástico no recinto.
Quem quiser encarnar da melhor forma o espírito folião e cinematográfico poderá alugar um fato de Carnaval na Loja do Carnaval que abre as portas a partir de 7 de fevereiro, na Rua 1º de Dezembro (ao lado da Estação dos Correios).
Os bilhetes para o Carnaval mantêm o valor de dois euros, tal como a componente solidária: as verbas arrecadadas serão distribuídas por instituições particulares de solidariedade social do concelho e pelas coletividades que participam nos grupos de animação do corso louletano.