Município de Loulé reflorestou 147 hectares na Serra do Caldeirão
A Câmara Municipal de Loulé concluiu um projeto de reflorestação de 147 hectares na freguesia do Ameixial, na Serra do Caldeirão. A intervenção, que contou com um investimento de cerca de 750 mil euros, financiado pelo REACT-EU FEDER, visa combater a desertificação vegetativa do território.
Na sessão de encerramento dos trabalhos, que decorreu no dia 13 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, destacou a importância deste projeto para o interior do concelho.
“Este é um sinal muito forte de que o interior continua a ser motivo de trabalho para o Município de Loulé”, disse Vítor Aleixo. “A intervenção veio aumentar a densidade arbórea em cerca de 80%, um importante contributo para combater a desertificação vegetativa deste território.”
As ações de reflorestação consistiram na limpeza do mato nos terrenos dos proprietários, na sementeira de espécies melhoradores do solo e no plantio de mais de 18 mil árvores, entre sobreiros, azinheiras e medronheiros. Também foram rearborizados os terrenos de pomar misto de sequeiro (alfarrobeiras e figueiras).
Além de combater a desertificação, as ações realizadas também irão promover um incremento da biodiversidade local e abrir portas para que surjam aqui novas atividades agroflorestais.
O diretor regional do ICNF, Castelão Rodrigues, destacou o papel da reflorestação na mitigação dos efeitos das alterações climáticas. “O Governo criou linhas de financiamento que têm a ver com a transformação da paisagem, com quatro grandes objetivos, e um deles é criar áreas integradas de intervenção de gestão florestal, para terrenos de 1000 a 2000 hectares”, disse Castelão Rodrigues. “Desafio a que o Município faça uma candidatura para que estes 147 hectares possam ser replicados para outras áreas.”
O Município de Loulé tem vindo a apostar na reflorestação do interior do concelho. Além do projeto no Ameixial, o município também tem implementado outros projetos, como o condomínio da aldeia (reordenamento florestal à volta da aldeia da Quintã).