Município de Portimão prepara-se para inaugurar Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor
A Câmara Municipal de Portimão inaugura, este sábado, dia 16 de dezembro, o Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, um equipamento cultural que celebra a história da comunidade piscatória da vila.
O centro resulta da reabilitação do edifício emblemático da Estação do Instituto de Socorros a Náufragos de Alvor e é um projeto da autarquia portuense, em colaboração com a Junta de Freguesia de Alvor.
O espaço museológico, dedicado à história do salva-vidas ‘Alvor’, também recuperado, conta com uma exposição permanente que apresenta a evolução da atividade piscatória na vila, desde os tempos antigos até aos dias de hoje.
A inauguração do Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor será assinalada com um programa de atividades, que terá início com um espetáculo de teatro comunitário, ‘Ao sabor da sorte e do destino.’
O espetáculo, que será realizado ao longo da zona ribeirinha de Alvor, conta com a participação da própria comunidade e retrata a história do salva-vidas ‘Alvor’ e a sua forte relação com os pescadores da vila.
O programa de inauguração inclui, ainda, uma cerimónia oficial, um beberete na antiga lota e um concerto com o artista João Leote.