Museu de arqueologia de Albufeira reabriu mais acessível
O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira reabriu ao público após um trabalho de levantamento de todas as barreiras físicas e da envolvente, áreas visitáveis, lavabos, e de uma reestruturação do espaço expositivo, que o tornou dinâmico e inovador do ponto de vista tecnológico.
A obra de 283 mil euros foi financiada pela Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal em 157 mil euros, e contribuiu para transformar o Museu num local mais acolhedor, acessível e interativo, reforçando a sua matriz, no que respeita à divulgação do conhecimento e da igualdade de oportunidades no acesso à educação e à cultura.
Assim, entre as diversas intervenções, foi criada uma segunda entrada para visitantes com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, as instalações sanitárias foram adaptadas a pessoas com deficiência, foi colocado piso guia para deficientes visuais e reservados três lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.
“Para melhorar a acessibilidade a nível intelectual foram introduzidas legendas em inglês e em braile em todas as peças e vitrines e há réplicas de peças originais que podem ser tocadas por invisuais ou por quem pretender uma experiência mais sensorial. Na sala dedicada à pré-história foi colocada uma parede de imagem projetada que conta a evolução da humanidade, a partir de um vídeo com locução em português e legendagem em inglês e linguagem gestual”, refere a Câmara Municipal de Albufeira.
A visita ao Museu pode ainda ser acompanhada através da disponibilização de um ‘tablet’ com acesso aos conteúdos audioguia em português, inglês, espanhol, alemão e francês, língua gestual portuguesa e inglesa e há ainda uma versão para o público infantil, também em português e inglês. Os mais novos também foram contemplados com um jogo interativo que os convida a descobrir a História de Albufeira.
Após a visita ao Museu, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira José Carlos Rolo manifestou-se satisfeito e orgulhoso pela reabertura do espaço, destacando a importância da obra no plano das acessibilidades e da recuperação do património cultural da cidade.
O autarca sublinhou que “Albufeira é um concelho turístico conhecido pela beleza e qualidade ambiental das praias, mas é fundamental, cada vez mais, apostar no património cultural. Esta complementaridade é essencial para a diversificação do destino”.