Museu de Loulé recebeu museólogos austríacos
O Museu Municipal de Loulé, através do programa Erasmus +, recebeu, entre os dias 15 e 18 deste mês, a visita de três técnicos de museus da Áustria. A inicitiva teve como mote os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Os técnicos, pertencentes à Associação de Museus da Província de Viena, ao Museu da Mulher, em Hittisau, e ao Museu da Tecnologia de Viena, “puderam contactar com a realidade polinucleada do Museu Municipal de Loulé, a forma como este trabalha ao nível da sustentabilidade social, através dos vários projetos de mediação cultural existentes e os bastidores da sua ação cultural”, refere a autarquia louletana.
Foram ainda dados a conhecer outros projetos ao nível da sustentabilidade, como o projeto Loulé Criativo. A câmara acrescenta que também foram apresentados os projetos camarários que têm concorrido para mitigar as alterações climáticas pela Divisão de Ação Climática e Economia Circular, tendo ainda a comitiva austríaca conhecido o projeto de Aspirante Geoparque Algarvensis, em que Loulé está inserido.
A câmara revela ainda que, no âmbito da deslocação à conferência anual da Network of European Museums Organizations (NEMO) na Finlândia, o Museu Municipal de Loulé iniciou conversações para a realização de uma parceria com a Associação de Museus da Província de Viena.
O Museu Municipal de Loulé pertence à Network of European Museums Organizations (NEMO) desde 2023, após ter recebido, em 2022, a Conferência anual desta rede, abrindo horizontes de socialização e troca de experiências com outros técnicos de museus da Europa.