Museu de Portimão celebra 15 anos

O Museu de Portimão assinala 15 anos de funcionamento, este mês, com um conjunto de atividades, das quais se destacam ‘Um dia na Pré-história’, marcada para este sábado, dia 13, a ‘Corrida Fotográfica’ e a inauguração da exposição ‘Manuel Guerreiro – O Homem do Jazz’, ambas no dia 20.

‘Um dia na Pré-história’ é um evento aberto às famílias, de participação gratuita, que decorre nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, com ateliês pedagógicos de preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja, de ferramentas e de instrumentos agrícolas, uma oficina de gravura, processos de talhe e adornos, caça, olaria, tecelagem, transporte de grandes monólitos, moagem e outros rituais do quotidiano pré-histórico do povoado e dos túmulos funerários que constituem aquela necrópole.

A partir das 21h00 do dia 17 de maio, data de aniversário do Museu de Portimão, as portas serão abertas para revelar os bastidores deste equipamento cultural de referência, com uma visita guiada às coleções em reservas e aos espaços de trabalho, onde se restaura e conserva o espólio desta fábrica de histórias.

A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 16 de maio, por telefone (282 405 230 ou 282 248 594) ou por email (museu@cm-portimao.pt).

Durante o dia de aniversário, a entrada será gratuita para todos os visitantes do Museu de Portimão e dos Monumentos Megalíticos de Alcalar, o mesmo sucedendo a 18 de maio, data que assinala o Dia Internacional dos Museus, este ano, sob o tema ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar’.

No sábado seguinte, 20 de maio, será dada a partida, às 9h00, para a edição presencial da 23ª Corrida Fotográfica de Portimão, que decorrerá até às 21h00. Todos os participantes receberão o respetivo ‘passaporte’, bem como a informação dos primeiros temas a fotografar e a localização do próximo posto de controlo, às 12h00. Esta edição mantém a vertente de participação online, cujas inscrições podem ser efetuadas pelo link https://cutt.ly/J7OrIQs até 18 de junho, data em que terminará a receção de imagens.

Está ainda agendada para as 17h00 de 20 de maio a inauguração da exposição temporária ‘Manuel Guerreiro, O Homem do Jazz’, que ficará patente no Museu de Portimão até 3 de setembro. Constituem a base desta mostra o amor pela música e a paixão pelo jazz do portimonense Manuel Guerreiro (1932-2005), o seu relevante e criativo percurso musical e o reconhecimento de uma intensa atividade artística, entre os seus e por todo o mundo.

A iniciativa será marcada pela atuação do Duo de Piano e Voz, formado por Leo Vrillaud e Sara Afonso, da Orquestra de Jazz do Algarve, que em diversos momentos interpretarão arranjos de temas de jazz originários de várias décadas, versando linguagens intimistas e espontâneas com movimento. Mais tarde, terá lugar o corte do bolo de aniversário do Museu.

Estas comemorações são organizadas pela município de Portimão em conjunto com o Museu, contando com o apoio de diversas entidades como a Direção Regional de Cultura do Algarve, as Juntas de Freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, o Sul Informação, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão, o Ocean Revival, o CLCC, o restaurante ‘Restinga’ e o Núcleo Amigos Fotógrafos do Algarve.

You may also like...

Deixe um comentário