Museu de Portimão desafia famílias a passar ‘Um Dia na Pré-História’

Créditos: Câmara Municipal de Portimão

Os Monumentos Megalíticos de Alcalar recebem, no dia 13 de maio, o evento ‘Um Dia na Pré-História’, dirigido sobretudo às famílias.

Ao longo desta recriação, que decorre das 10h00 às 18h00 com entrada livre, os participantes desfrutarão de uma experiência divertida e memorável, conhecendo o quotidiano das populações pré-históricas.

Neste dia, tanto residentes como turistas vão ter ao dispor diversos ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria, gravura, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, música, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem.

Para além das visitas orientadas aos monumentos megalíticos, a cargo de arqueólogos que escavaram e investigaram este sítio arqueológico, o dia será animado pela presença dos alunos dos cursos profissionais de Interpretação Teatral e de Cordas e Teclas do Agrupamento das Escolas da Bemposta, que recriarão sons e cenas do quotidiano daqueles tempos milenares. 

A arqueologia experimental voltará a marcar esta iniciativa, com um conjunto de propostas que permitirão aos visitantes participar na preparação dos alimentos até à sua confeção, fazendo parte da ementa o berbigão, a amêijoa, o peixe e a carne, tanto de porco como de borrego. 

Sem fósforos e com facas de sílex, mais de duas dezenas de voluntários e a equipa do Museu de Portimão, com muita experiência neste tipo de recriações, pois já as realizam desde 2006, farão o fogo e irão preparar os alimentos como sucedia há 5.000 anos, utilizando instrumentos de pedra. 

Esta iniciativa integra o programa comemorativo do 15.º aniversário do Museu de Portimão, contando com as colaborações do Museu de Lagos, das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, da Direção Regional de Cultura do Algarve e do Grupo de Amigos do Museu de Portimão.

Cinco milénios se passaram

Situado a poucos quilómetros de Portimão, no lugar de Alcalar se fixou e viveu há cerca de 5.000 anos uma importante comunidade pré-histórica, defendida por muros, trincheiras e taludes.

Junto às habitações foi edificado um importante conjunto de túmulos megalíticos, permitindo os vestígios encontrados uma aproximação ao modo de vida e às atividades dessa comunidade e de como ocupou e utilizou o sítio. 

A relação desse povo com a morte está patente nas formas de construção dos diferentes tipos de sepulcros, desde as sepulturas coletivas até às especialmente destinadas aos chefes e aos seus familiares.

Descobertos e explorados a partir de finais do século XIX, os monumentos megalíticos de Alcalar estão classificados como Monumento Nacional, encontrando-se atualmente duas dessas estruturas funerárias (VII e IX) abertas ao público, o que permite um contacto direto com os processos e os materiais utilizados na construção.

Podem ser solicitadas informações complementares sobre a recriação do dia 13 de maio, através dos telefones 282 405 230 e 282 248 594 ou pelo e-mail museu@cm-portimao.pt.

You may also like...

Deixe um comentário