Museu de Portimão recebe doação de obras do escultor Hein Semke
Um conjunto de 359 obras de escultura, cerâmica, pintura, gravura, desenho e colagem, na sua maioria de temática marítima, bem como algumas publicações e utensílios de trabalho do escultor alemão Hein Semke (1899-1995), foi recentemente doado ao Museu de Portimão por Teresa Balté, mulher do artista.
Hein Semke nasceu em Hamburgo e em 1932 radicou-se em Portugal, trazendo à vida artística portuguesa uma inovadora e importante dimensão expressionista.
Em vida, o conjunto da sua obra foi objeto da exposição antológica “Hein Semke, 40 anos de actividade em Portugal”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em 1972, e a produção cerâmica de uma retrospetiva no Museu Nacional do Azulejo, em 1991.
Foi condecorado com o oficialato da Ordem de Mérito da República Federal Alemã e com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Mário Soares, em 1990.
Na base desta doação, que coloca o Museu de Portimão como detentor de um importante espólio artístico de temática ligada ao mar, pesou a forte valência museológica industrial e marítima da instituição, mas também a ligação pessoal do escultor à Praia da Rocha onde, desde 1969, frequentemente passava longas temporadas.