Museu Municipal de Faro celebra Dia de São Sebastião com atividades religiosas, culturais e educativas
O Museu Municipal de Faro assinala o Dia de São Sebastião, a 20 de janeiro, com diversas atividades, que incluem uma celebração religiosa, uma procissão, um concerto de fado e visitas guiadas.
As festividades iniciam-se às 16h30, na Ermida de São Sebastião, com uma celebração religiosa, durante a qual será falado sobre o mártir e o restauro do retábulo da ermida, que está em curso.
Às 18h00, tem lugar uma procissão, que sairá da Ermida de São Sebastião e seguirá até à Igreja de São Pedro, onde será celebrada uma eucaristia dedicada a São Sebastião e a São Vicente, padroeiro do Algarve.
À noite, pelas 21h30, na Ermida de São Sebastião, a Associação de Fado do Algarve vai realizar um concerto de fado.
Esta iniciativa, organizada pela autarquia, conta com o apoio da União das Freguesias da Sé e São Pedro, da Paróquia de São Pedro e do Agrupamento 98 de Faro (Corpo Nacional de Escutas).
A Ermida de São Sebastião é um edifício classificado, construído nos finais do século XV. O espaço foi edificado nos antigos arrabaldes da cidade, para afugentar epidemias.
O retábulo principal da ermida está a ser alvo de obras de restauro, que estão a cargo da equipa de conservação do Museu Municipal de Faro. A intervenção, segundo nota da autarquia farense, procura estabilizar os processos de degradação e perpetuar no tempo os valores patrimoniais do retábulo.
A recuperação desta festa, que em tempos idos foi de grande devoção e brilhantismo, é mais uma das iniciativas que visam valorizar a Ermida de São Sebastião.