Música dá vida ao centro de Portimão
Texto: Ana Sofia Varela
A programação de Verão da Junta de Freguesia de Portimão começa a 13 de julho com o ‘Choque Frontal’, que não é mais do que um ‘upgrade’ do programa que Júlio Ferreira e Ricardo Coelho, da Alvor FM, fazem todos os meses, no Teatro Municipal. Esta será a terceira edição do Festival, promovido em parceria com a Junta de Freguesia.
Ainda em julho, decorrerá, ao ar livre, com entrada gratuita, a 35ª edição do Festival Internacional da Canção Infantil ‘Chaminé D’Ouro’. Será no dia 27, a partir das 21h00 e contará com 16 concorrentes. Serão apresentadas oito canções inéditas e oito versões, sendo o festival organizado em parceria também com a Alvor FM. Apesar de ainda não estar fechado, deverá ser o coro de crianças do Coral Adágio, dirigido por António Alves a acompanhar as atuações.
O evento fará deslocar a Portimão concorrentes de todo o país, até porque já assumiu grande importância a nível nacional.
No calor do Verão, a Alameda é ainda o espaço escolhido para receber o Festival de Acordeão ‘João César’, que já conta com cinco edições. Será no dia 24, a partir das 21h00. Esta iniciativa começou por ser um festival em formato de concurso, mas aos poucos foi perdendo essa vertente e passou a ser uma participação feita através de convite.
O tributo feito pela Junta de Freguesia de Portimão, pretende recordar aquele intérprete e autor, ao mesmo tempo que é divulgada “uma tradição da cidade, na qual existe uma cultura do acordeão muito enraizada, com vários tocadores bem conhecidos nos eventos de cariz popular”, sublinha Álvaro Bila, presidente daquela autarquia local.
João César contribuiu para a animação musical em diversas festas de coletividades, bailes e mastros, sendo uma figura acarinhada pela comunidade local.
O presidente da autarquia refere que estes eventos são apostas de sucesso para atrair a população ao centro da cidade, referindo ainda que haverá outras iniciativas em que a Junta de Freguesia de Portimão participará, mas que são promovidas pela Câmara Municipal no âmbito da Cidade Europeia do Desporto.
A zona ribeirinha também será um dos pontos para a animação musical, com o coreto a assumir destaque, ao receber todas as sextas-feiras, nos meses de julho e agosto, a partir das 21h30, bandas locais para pequenas atuações. A iniciativa é alargada durante o Festival da Sardinha, entre 7 e 11 de agosto, mas acontecerá mais cedo, às 19h30, para não colidir com os concertos no palco principal.