Música e tradição marcam regresso do Festival da Sardinha

A sardinha a pingar no pão, acompanhada pela batata cozida e pela salada à algarvia, muita música e animação para os mais novos são os atrativos de mais uma edição do Festival da Sardinha, entre 3 e 7 de agosto, que, após dois anos de pandemia da covid-19, regressa ao formato original na Zona Ribeirinha de Portimão.

Durante cinco dias, o evento, com acesso livre, ficará marcado por apresentar uma imagem renovada, uma programação diversificada e inclusiva, dentro e fora do recinto, dirigida a todos os gostos e idades.

Logo à partida, os visitantes vão encontrar a sardinha assada servida nos diversos restaurantes da zona entre pontes e nas barraquinhas das associações e clubes locais, que disponibilizam mais de mil lugares sentados. Haverá ainda espaços que vão do artesanato à doçaria, com animação de rua, entre o Museu e a antiga Lota.

Os grandes concertos serão no palco principal, com as atuações de João Leote e Marisa Liz, no dia 3, David Fonseca, a 4 de agosto, Bárbara Tinoco, no dia 5, Wet Bed Gang, a 6 de agosto, e a encerrar o Festival, no dia 7, David Carreira.

Haverá, porém, mais música a anteceder estes concertos, numa iniciativa promovida com a Junta de Freguesia, no coreto na Praça Manuel Teixeira Gomes, com atuações às 19h30.

Outra das novidades, segundo apurou o Portimão Jornal, será a animação musical no Jardim 1º de Dezembro e a instalação de um espaço infantil, chamado ‘Petinga Park’ na envolvente da antiga Lota.

O Festival foi considerado pelo site de viagens ‘Big 7 Travel’ como o melhor evento gastronómico de Verão realizado na Europa, título que quererá renovar.

Há, contudo, uma forte vertente da tradição que a Câmara Municipal de Portimão quer manter e, por isso, antes da abertura do Festival, no dia 2 de agosto, a partir das 9h00, está prevista uma reconstituição histórica da descarga da sardinha, que possibilita aos visitantes conhecerem os costumes locais. Também esta iniciativa levou a que a Associação Portuguesa de Museologia, em 2020, atribuísse uma menção honrosa ao Museu de Portimão, na categoria de Inovação e Criatividade.

A recriação proporcionará uma viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há algumas décadas, na qual participará meia centena de figurantes, a que se segue uma sardinhada popular, marcada para as 13h00.

Ao final da tarde, a partir das 18h00, atuará a banda Lucky Duckies, cujo reportório inclui temas de ‘swing e rock’n’roll’.
A programação será disponibilizada, em breve, no site oficial do evento (www.festivaldasardinha.pt).

You may also like...

Deixe um comentário